Atleta de Aventura ativo arrasa na Serra da Moeda

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O atleta de Aventura da edição 2011 do projeto “o ativo.com vai patrocinar você by Forten“, Pablo Bucciarelli, conquistou no último sábado (23) sua quinta vitória do ano, e sétimo pódio, ao completar os 91 quilômetros da segunda etapa do Circuito Brou Aventuras, realizada no município de Brumadinho em Minas Gerais, com o tempo de 11 horas e 15 minutos.

A previsão dos organizadores era de 15 horas para os primeiros atletas, mas o ritmo colocado desde o início por Bucciarelli e seu maior rival, Marcelo da Silva Santos, gaúcho de Canoas, acabou elevando o nível da disputa e levando os demais atletas à exaustão. A etapa teve a participação de quase 100 corredores de sete Estados, dentre eles São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal.

Pablo e Marcelo travaram uma disputa eletrizante, durando as primeiras 7 horas de prova, ambos juntos em todos os PCs e áreas de transição. “Senti que estava mais forte em alguns momentos, mas sei da capacidade do Marcelo, e por isso mantive um ritmo controlado pra tentar decidir no final”, comentou Bucciarelli.

A prova largou do distrito de Aranha, próximo ao pé da Serra da Moeda, em trekking por 16,5 quilômetros até atingir o início da remada em caiaques “sit on top” por 19,5 quilômetros descendo o rio Paraopeba. Após uma curta corrida de 2,4 quilômetros até a Praça de Aranha, realizaram transição para os 14,8 quilômetros de mountain biking, com uma parada rápida para um rapel no caminho para o distrito de Samambaia, onde começariam a subir a Serra da Moeda, ponto alto da prova.

Nesse trekking de 17,6 quilômetros Pablo optou em “azimutar” entre os PCs 9 e 10, para atingir a crista da montanha. A subida com mais de 700 metros de desnível superaria 1.500 metros de altitude no topo, localização do PC10. Bucciarelli relata sua opção por escalar algumas passagens para tentar um ataque mais rápido ao cume e abrir vantagem sobre seu adversário.

“Deu certo, consegui colocar meu ritmo na montanha, subi rápido, passei umas paredes com 3º e 4º grau de escalada, simples, mas não muito comum nas Corridas de Aventura, e para minha surpresa abri boa vantagem sobre meu concorrente mais próximo”, contou.

Desse ponto, Pablo partiu para fechar o trekking com uma vantagem de 1 hora e 29 minutos sobre Marcelo Santos, que manteve-se no último trecho de mountain biking de 20,2 quilômetros, para finalizar a prova com o tempo de 11 horas e 15 minutos.

Pablo vem surpreendendo com seu equilíbrio mental nas disputas que enfrentou em 2011, com resultados expressivos não somente por vencer, mas pela forma como tem vencido, tranquila, com ritmo forte e capacidade de visualizar o jogo como um todo.

Bucciarelli dispara ainda mais no Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura em 2011 após a vitória desse sábado, e aumenta sua vantagem no Circuito Brou Aventuras com a segunda vitória em duas etapas.

No próximo sábado dia 30/julho, na Capital Federal, Bucciarelli disputará a 4ª edição do Brasília Multisport – Desafio do Cerrado. Será sua estréia nesse tipo de competição, com 69 quilômetros de percurso divididos em Corrida Rústica, Canoagem e Mountain Biking.

Resultado

Pablo Bucciarelli – Ativo.com / Kailash – São Paulo (SP) – 11h15min
Marcelo da Silva Santos – Big Wall – Canoas (RS) – 12h44min
Eduardo Bhering – Camelos – Belo Horizonte (MG) – 14h05min