Atleta da QuasarLontra termina em 11º a Gobi March

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Depois de sete dias correndo 250 Km divididos em quatro etapas de 40 Km, uma de 80Km e uma de 15 km, Fabrizio Giovannini terminou em 11º lugar a Gobi March 2008 com um tempo acumulado de 32 horas e 25 minutos. Esse resultado é o melhor do Brasil em uma prova do 4 Deserts.

O favorito na prova era Dean Karnazes, o conhecido ultramaratonista americano, que acabou ficando em 4º lugar com o tempo acumulado de 28 horas e 37 minutos. O outro brasileiro presente, o experiente ultramaratonista Carlos Dias, terminou em 128º lugar, com o tempo acumulado de 63 horas e 37 minutos. Participaram da corrida 172 atletas de 29 países.

O bom resultado foi possível pois a prova favoreceu quem estava acostumado a terrenos difíceis e variações grandes de altitude, já que oitenta por cento do percurso foi totalmente fora de estrada ou trilha e mais da metade aconteceu nas montanhas. As subidas e descidas íngremes e a grande quantidade de pedras que forraram praticamente todo o caminho dos atletas reduziram a velocidade média e massacraram os pés e tornozelos dos competidores. Além disso, as mochila pesadas, as elevadas temperaturas e a altitude – metade da prova aconteceu acima de 2.000 m – aumentaram a demanda sobre a capacidade física dos atletas.

O maior desafio para Fabrizio foi encontrar o ritmo certo para conseguir chegar na etapa de 80 Km em condições de acompanhar o ritmo dos experientes ultramaratonistas presentes na prova. Após passar por momentos difíceis, principalmente no segundo dia – com náuseas e dores nos quadríceps – ele conseguiu encontrar o equilíbrio correto e terminou os 80 Km com o sexto tempo, 9 horas e 48 minutos.