Atleta da QuasaLontra fará ultramaratona no deserto

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Taklamaklan, como é chamada a porção oeste do deserto de Gobi, é um dos maiores desertos de areia do mundo e seu nome significa “entre nele e nunca sairá”. Lá, Fabrizio Giovannini, atleta da equipe de aventura Quasarlontra, vai correr, neste domingo (8) a Gobi March, uma mistura de ultramaratona e corrida de aventura, composta de seis etapas, totalizando 250 km: quatro corridas de aproximadamente 40 km, uma de 80 km e 10 km finais.

Para conseguir um bom resultado, e conseguir sair do deserto, o desafio é correr o percurso todo, enfrentando o terreno, o calor, o frio, e as tempestades de areia carregando uma mochila de aproximadamente 9 kg. A organização só fornece uma cota de água diária e tendas locais para dormir. O percurso alterna dunas e planícies do deserto com as áridas montanhas Tianshan, próximas à fronteira com o Tajikistão.

O favorito na prova é Dean Karnazes, o ultramaratonista americano cuja fama tem ajudado a divulgar o esporte. Ele será um dos poucos que deve conseguir correr o tempo todo. A cidade base da prova é Kashgar (ou Kashi), porta de entrada da antiga rota da seda na China. A região onde a prova acontece ainda é fechada para estrangeiros e foram necessárias autorizações especiais do governo Chinês para a realização da prova.

Para ajudar as vítimas dos recentes terremotos, a organização da prova encontrou uma solução engenhosa: vai leiloar três banhos quentes antes da etapa mais dura da prova. As pessoas que fizerem os três maiores lances vão ter o direito de indicar os atletas que serão levados de jipe para um local onde poderão tomar um banho quente de uma hora. O valor total arrecadado será doado às vítimas do terremoto através da Save the Children ou Oxfarm.

Para acompanhar a prova e saber mais sobre ela acesse www.4deserts.com/gobimarch/.