ativoresponde: dúvidas para emagrecer com a corrida

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Os dois artigos com o tema “A Corrida que Emagrece” despertou dúvidas e o ativoresponde recebeu diversos e-mails de leitores com perguntas, muitas das quais respondidas no artigo seguinte “Dicas de Como Emagrecer com a Corrida”. Confira algumas perguntas mais comuns sobre o assunto, respondidas por Miguel Sarkis, colunista do ativo.com e autor do livro A Construção do Corredor.

Pergunta de leitor – “Eu me encaixo perfeitamente na matéria, estou com 46 anos e fui atleta na juventude sempre magro (74 kg), po´rém, depois de alguns anos e alguns problemas cheguei a 147 kg. Desde outubro de 2008 comecei um regime sério e voltei a praticar atividades físicas, como musculação, ciclismo e corrida, e estou com 110 kg. Pedalo 150 km por semana e já particiéi de algumas provas de 5 a 10 km, só que me apareceu desgaste de cartilagem do joelho direito. Estou tomando medicamento para evitar artrose precoce, já com a inscrição da Corrida Integração feita mas com um pouco de dor no joelho, o que fazer?, Antonio, de Capivari.

Miguel Sarkis responde – Primeiramente, parabéns pela carreira atribulada, porém, vitoriosa! Será uma parada dura eu dizer que pare de ter pressa na vida, pois seu coração é para emoções, certamente. Procure seguir a risca todos os cuidados ditados pelo seu médico, procure realizar uma dieta séria e tenha a convicção de praticar o esporte, a princípio, como auxiliador no emagrecimento e portanto, bem lento, ok? Você não precisa correr rápido e pode realizar alguns exercícios, orientados, para fortalecer seus membros inferiores. Faça compressa gelada quando estiver na cama, por dez minutos, e não se levante, até que esteja aquecido. O melhor é que você durma imediatamente após a compressa. Bastante coragem de mudar alguns hábitos de vida, poderão transformar sua vida para muito melhor.

Pergunta de leitor – Tenho 42 anos, 1,82 m e 113 kg, pratico corrida de forma moderada cerca de 3 vezes por semana em local plano. Corro o risco de ter serias lesões em virtude do sobrepeso?”, Paulo, de Araraquara.

Miguel Sakirs responde – O ideal é que você promova um emagrecimento paralelo ao seu treinamento de corrida. O peso, no seu caso, pode estar associado, também, a uma grande quantidade de massa magra (músculo por exemplo), então, faça umas pesquisas com um nutricionista, procure realizar suas corridas em percursos planos, intercalados pelo outro dia, por bicicleta e ou natação. Não tenha pressa de correr muito e nem tão pouco rápido. Procure realizar corridas em ritmos moderados, assim como 125/132 batimentos por minuto, sem pressa e com bastante hidratação, por água. Você terá que emagrecer, o que for necessário, principalmente pela alimentação (dieta). As lesões podem surgir quando seus limites fisiológicos são ultrapassados por muito tempo. Estas dicas foram elaboradas a partir dos poucos dados que tenho sobre você, assim como quilometragem percorrida por treinos, quantidades de horas de sono, alimentação rotineira, estado emocional durante o dia e outros.