Aluno do Atleta Solidário no Torneio Pan-americano de Tênis

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Na tarde desta quarta-feira, o adolescente Fabrício Alves de Souza percorrerá um trajeto diferente do habitual. Aos 17 anos, o jovem com deficiência intelectual foi o atleta escolhido para carregar a tocha olímpica que abre o I Torneio Pan-Americano de Tênis da Special Olympics. O evento, que faz parte do programa “Tênis para Todos”, será realizado na cidade de Jundiaí e prevê reunir, em seus cinco dias de competição, mais de 150 atletas especiais de 25 países.

Fabrício é um dos 35 integrantes do projeto Atleta Solidário, iniciativa criada pela Fundação Orsa que promove a inclusão social de crianças e jovens deficientes por meio de atividades físicas. Desde fevereiro de 2006, Fabrício participa do projeto e comparece aos treinamentos, realizados três vezes por semana. Ao longo de pouco mais de dois anos de atividades, a evolução do adolescente nas corridas foi refletida também em seu cotidiano “Quando iniciamos o trabalho, o Fabrício era um jovem tímido e dependente da mãe. Ele não falava e tinha dificuldades para se expressar”, comenta Silvia Soraia, coordenadora do programa Atleta Solidário. “Hoje ele é um dos destaques do grupo, está totalmente integrado aos companheiros de corrida e muito mais independente”, comemora a colaboradora.

O ótimo desempenho de Fabrício em treinos e competições levou o jovem a ser escolhido como responsável por carregar a tocha olímpica em um percurso de 7,5 km pelas ruas da cidade de São Paulo. Fabrício sairá com o símbolo olímpico do 2º Batalhão de Choque da PM às 14h e seguirá em direção à sede da Polícia Federal, localizada próxima à ponte do Piqueri. O adolescente fará o trajeto acompanhado por Cristiano Américo, soldado do regimento de cavalaria 9 de julho e corredor voluntário do projeto Atleta Solidário.

Da sede da Polícia Federal, Fabrício e Cristiano seguirão de ônibus para a entrada da cidade de Jundiaí. No local, a tocha olímpica será entregue a uma nova dupla de atletas. Ao todo, seis duplas completarão o percurso até o C.E.C.E. Comendador Antonio Carbonari, espaço em que será realizada a competição. A expectativa é de que mais de 3.500 pessoas, entre participantes, técnicos, voluntários e espectadores, compareçam ao evento.