Alan Fonteles é apresentado em novo clube sonhando com Rio 2016

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Mais Esportes

Alan Fonteles está de casa nova. O velocista, campeão paralímpico dos 200 m rasos e mundial dos 100, 200 e 400 m, foi apresentado nesta segunda-feira (07) pelo Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo.

++ LEIA MAIS:
>> ALAN FONTELES: DESEMPENHO, METAS E INCENTIVO

O objetivo de Fonteles é buscar uma vaga no Troféu Brasil de Atletismo, que acontece no mês de Outubro, em São Paulo. Além disso, ele tem uma meta mais ambiciosa: disputar os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Nas próximas Paralimpíadas, também na Cidade Maravilhosa, o velocista quer participar de todas as provas que pode (100, 200, 400 e revezamento 4×100 m), mas sua entrada no Troféu Brasil pode o impulsionar a repetir o feito do sul-africano Oscar Pistorius, que correu as Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres, em 2012. Sua prova para correr nos Jogos Olímpicos será os 200 m.

Para garantir sua vaga no Troféu Brasil, Fonteles precisa cravar o tempo de 21s40 (cronômetro eletrônico) e 21s20 (no manual). Caso repita seu recorde mundial na distância (20s66), ele estará dentro. Essa marca precisa ser estabelecida em alguma competição da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ou da Federação Paulista de Atletismo (FPA).

Mesmo com a estrutura do Pinheiros a sua disposição, o corredor continuará treinando em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

Diferenças da corrida comum e paralímpica
Quando participa de competições paralímpicas, Fonteles larga com as duas próteses no bloco e apenas uma das mãos apoiadas. Segundo o próprio atleta, essa foi a forma mais eficiente que encontrou para iniciar a corrida. Quando for buscar o índice para o Troféu Brasil, ele precisar estar com as duas mãos no chão.