A bebida alcoólica e a performance do atleta

Atualizado em 27 de junho de 2017
Mais em Mais Esportes

Os efeitos do consumo excessivo de álcool são perceptíveis em qualquer pessoa, mas em atletas o consumo, mesmo que moderado, no dia que antecede uma competição, ou no dia da mesma pode interferir e muito em sua performance. O atleta que consome bebidas alcoólicas antes da prática da atividade, sem dúvida, irá perder rendimento mais fácil que um atleta com mesmo condicionamento e que não ingeriu álcool.

 

 

O consumo de álcool traz inúmeros danos ao atleta, sendo que os mais frequentes são comprometimento da habilidade motora do atleta; dificuldade de absorção de vitaminas que são imprescindíveis para o bom desempenho; aumento da perda de líquido pelo corpo, ocasionando desidratação, que aliada à prática esportiva pode ser muito danosa para o atleta; dificuldade de manutenção da temperatura corporal, o que pode levar à hipotermia em lugares mais frios; acúmulo de gordura, devido a alterações no metabolismo; enfraquecimento muscular, a perda de resistência para exercícios continuados e aumento da pressão arterial, fatores estes que estão altamente relacionados ao sucesso na atividade praticada; sonolência, o que torna os movimentos, assim como o raciocínio do atleta, mais lentos.

Além de treinamentos e uma boa alimentação, para que um atleta consiga atingir seus objetivos e alcançar bons resultados é muito importante se atentar ao fato de que o consumo de bebidas deve ser levado em conta na prática de atividades, portanto controle seus hábitos. Não ingira bebidas alcoólicas antes da prática de atividades físicas.