22ª edição da maior regata oceânica do Brasil

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Dia 25 de setembro será dada a largada de uma das mais importantes Regatas do Brasil: A REFENO (Regata Internacional Recife Fernando de Noronha). Para quem não conhece, a REFENO é a maior regata oceânica do Brasil, contando com mais de 150 barcos e aproximadamente 800 tripulantes de todas as partes do mundo.

Em sua 22ª edição, a Regata Internacional Recife Fernando de Noronha tem atraido todos os tipos de embarcações: de veleiros de ponta, cruzeiristas amadores, veleiros de passeio e veleiros-escola. Diversidade que permite a participação de qualquer pessoa numa travessia que para muitos, parecia apenas um sonho.

A organização do evento e a Marinha do Brasil fazem com que o percurso seja o mais seguro possível realizando  vistoria em todas as embarcações antes da largada e acompanhando o percurso com barcos de apoio. Isso permite com que os tripulantes possam navegar com tranquilidade e segurança em mar-aberto

A largada será dada em frente ao Marco Zero de Recife, PE às 15 horas do dia 25 de setembro. Os veleiros participantes singrarão cerca de 300 milhas náuticas até Noronha num tempo bem variado: de 15 horas até 3 dias de viagem, dependendo do tipo de cada barco e condições do vento.

Durante os preparativos, os velejadores se encontram no Cabanga Iate Clube, organizador do evento, para confraternizar, trocar experiências, preparar com cuidado os itens de segurança, abastecer e claro, descansar um pouco antes do longo desafio.

Já se encontram em Recife mais de 100 veleiros, entre eles os cruzeiristas do “Crucero de La Amistad” que sairam de Buenos Aires em abril e foram subindo a costa com cerca de  30 veleiros. Em julho, esses se juntaram com o “Cruzeiro Costa Leste” no Rio de Janeiro  formando uma flotilha de aproximadamente 70 veleiros que singraram mais de 1500 milhas náuticas para participar do evento.

Durante o trajeto, todos as embarcações acompanham as baleias jubarte, alguns pinguins e outros animais como golfinhos e tartarugas. A tonalidade da água vai ficando cada vez mais bela a medida que se aproximam do Equador.

Já se encontram em Recife, velejadores experientes que moram a bordo e que vieram sozinhos ou ainda o veleiro-escola Mistralis que subiu desde o Rio de Janeiro trazendo alunos e pessoas inexperientes para participarem das travessias entre Rio – Recife e agora conta com oito alunos que farão parte da tripulação da REFENO juntamento com três instrutores.

O clima é de grande festa, a previsão do tempo tem deixado todos otimistas. Apesar de apenas a viagem até a costa Nordestina ser muito intensa e bela, a chegada em Noronha com água translúcida e golfinhos rotadores, espécie presente apenas em Ilhas Oceânicas distantes da costa continental, é a recompensa dos esforços desses  bravos velejadores amantes da natureza e aventura, apaixonados pelo mar e seu estilo de vida.

Acompanhe os diário de bordo do Mistralis: www.mistralis.com/diario
Mais informações sobre a Regata: www.refeno.com.br

*Karen Riecken é Profissional do marketing, velejadora e instrutora da Mistralis Treinamentos Experienciais a Vela.