Treinos para fortalecer as coxas

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

A articulação dos joelhos e do quadril são muito exigidas nos esportes e na própria sustentação do corpo. Por isso, é importante fortalecer a musculatura dos membros inferiores para prevenir lesões, melhorar a performance e atingir seus objetivos com qualidade e segurança.

Agachamento livre completo, avanço com barra, levantamento terra e stiff (veja as imagens abaixo) são excelentes exercícios para construir pernas mais fortes. Eles trabalham capacidades físicas, como força e potência, e proporcionam estabilidade na articulação do joelho, além de exercitar tanto o quadríceps (musculatura anterior da coxa), quanto os isquiotibiais (musculatura posterior da coxa).

Atletas de corrida e futebol são bons exemplos de esportistas que podem se beneficiar desses treinamentos. Afinal, tanto um corredor quanto um futebolista precisam de pernas fortes, estabilidade nas articulações, força e potência.

Agachamento livre completo

MH7_4457

Avanço com barra

avanço_barra

Levantamento terra

Terra 1  Terra 2

Stiff

Isquiotibiais_Ativo.com_Stiff 2  Isquiotibiais_Ativo.com_Stiff 1

É bom lembrar que toda atividade física deve ser realizada após liberação médica e com o auxílio de um profissional de educação física.

(Fonte: Carlos Eduardo Gomes, professor da academia Cia. Athletica unidade Estádio do Morumbi – São Paulo)