Treinos educativos: por que fazê-los?

Atualizado em 30 de junho de 2017
Mais em Treinamento

Muitas vezes, os educativos são temidos pelos corredores, mas são necessários para a melhora técnica da corrida. Esses exercícios devem fazer parte da rotina do corredor desde o início da prática da modalidade, pois economiza energia na realização do movimento e diminui o risco de lesões pela melhora da postura.

Benefícios:
• Melhora a condição aeróbia.
• Aumenta o equilíbrio e a coordenação motora dos corredores.
• Aprimora a performance nos treinamentos e competições.
• Melhora a concentração na postura e nos movimentos durante a corrida.

Mas sua execução deve ser perfeita ou o tiro pode sair pela culatra, em vez de ajudar pode acabar atrapalhando. Sempre realize os educativos sob a orientação de um professor que possa auxiliar na execução perfeita do movimento.

Veja os principais movimentos:

Dribling: os dois pés sempre em contato com o solo, enquanto um pé está na ponta outra está no calcanhar, joelhos semi-fletidos, calcanhar no solo extensão de joelhos e assim sucessivamente.

Skiping: elevação alternada dos joelhos até altura dos do quadril, quando uma das pernas estiver na fase área a mesma tem quer estar no ângulo de 90 graus.

Anfersen: elevação alternada dos calcanhares até os glúteos, os joelhos devem estar ligeiramente a frente.

Soldadinho: fase de queda ou amortecimento, pernas retas e pés com a ponta para cima empurrar os pés encontro do solo simultaneamente.

Os educativos devem ser trabalhados com qualidade de postura e movimento gerando adaptações neuro-musculares.

Você vai perceber a diferença!