Treino Insanity: para queimar calorias em casa

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Já está na hora de voltar a sua rotina de treinamentos, mas você não encontrou tempo para encaixá-la na  vida pessoal e profissional. Isso não precisa ser, necessariamente, um motivo de pânico, afinal, existem diversas maneiras de se exercitar mesmo com pouco tempo na agenda. Agora, a nova onda dos entusiastas da vida saudável e ativa, está concentrada em um treinamento chamado Insanity, onde você não precisa ir até a academia para malhar e se exercitar: basta ligar o computar, ou qualquer aparelho móvel, assistir as aulas e praticar em no lugar onde você está.

Idealizado pelo treinador americano Shaun T., trata-se de um treinamento, como o próprio nome diz, que trabalha a sua “insanidade”, com a ideia de fazer o seu corpo suportar exercícios puxados e de alta intensidade, baseado em treinos militares.

A função principal desses exercícios é exigir o máximo de esforços, com muita intensidade, mas com pouco volume de carga, para queimar calorias de forma rápida e eficaz, diversificando entre o cardiovascular e o treino de resistência. Além disso, o treino ajuda a fortalecer a musculatura e melhora a aceleração do metabolismo, aumentando o gasto calórico.

leia-mais-cinza
ícone-texto MÉTODO TABATA: PREPARE-SE PARA SUAR (MUITO!)
ícone-texto 5 PLAYSLITS PARA TREINOS DIFERENTES
ícone-texto 3 TREINOS PARA VOCÊ FAZER DENTRO DA ÁGUA

O programa consiste na execução de uma série de diferentes exercícios em um treino de circuito ou para um treino de resistência, sem utilizar qualquer forma de pesos ou equipamento. Ou seja: todos os exercícios são realizados, apenas, com o peso corporal e foco em todos os músculos do corpo.

Como são os exercícios?
Apesar do nome do treinamento assustar em relação ao nível técnico ou grau de intensidade, os exercícios do Insanity são, em si, já conhecidos por muitos atletas, como flexões, agachamentos, abdominais e pliométricos, entre outros.

O programa, que dura um pouco mais de dois meses, deve ser praticado seis vezes por semana. São trinta dias de aulas para perder gordura e outros trinta para ganhar massa muscular, com um intervalo de uma semana de exercícios mais leves no meio. No Insanity, a cada quarenta segundos ou um minuto em média, inicia um novo exercício. Essa troca rápida de exercícios torna o treino motivador e mais fácil de realizar.

Para saber mais, existem alguns canais no YouTube que sugerem treinos e exercícios para você, como o “Coach Wang” e o “Barks Fitness”.

(Fonte: Fabiano Peixoto, professor da academia Forma Perfeita, em Goiânia)