Treino com corda melhora o preparo

Atualizado em 20 de setembro de 2017
Mais em Treinamento

O treino com corda é um dos exercícios aeróbicos mais completos, pois desenvolve a coordenação, aumenta a resistência, melhora a força das pernas e dos pés e, ainda, torneia a região trabalhada. Isso porque durante o exercício os músculos são contraídos com muita intensidade, obrigando o coração a trabalhar mais, o que resulta na melhora do condicionamento físico e potencializa o emagrecimento.

Se você quer apostar no treino com corda, mas não sabe ao certo quais exercícios fazer, listamos os principais movimentos para iniciantes, intermediários e avançados. E, melhor, você pode apostar no treino em qualquer lugar, já que a corda pode acompanha-lo aonde for.

O treino
Para ter bons resultados, basta manter sempre o corpo ereto, olhar para frente, e iniciar os saltos com os dois pés. Na hora de aterrissar, use a parte da frente dos pés. Mais: sempre pule com as pernas estendidas e aterrisse com os joelhos dobrados.

Iniciante
Segure as pontas da corda com a mesma mão. Em seguida, inicie o movimento rotacional com o intuito apenas de bater a corda no chão ao mesmo tempo em que executa os saltos, sem passar a corda por debaixo dos pés. A intenção, aqui, é apenas buscar coordenar o ritmo dos movimentos de rotação de punho e salto.

Assim que sentir que a coordenação motora total foi alcançada, use o método intervalado com o salto comum usado no treino com corda: pule 30 segundos em nível leve (com velocidade baixa), seguidos de outros 30 segundos moderados (aumentando um pouco o ritmo) e mais 30 segundos fortes (girando a corda em velocidade rápida). Depois disso, descanse por 1 minuto e comece outra vez, até completar 10 minutos.

Intermediário
Inicie os primeiros 30 segundos do treino no nível moderado, seguidos de 30 segundos fortes e retome o nível moderado nos últimos 30 segundos. Após realizar a série, descanse por 40 segundos e comece outra vez, até completar 20 minutos.

Avançado
Use o método intervalado durante os saltos e alterne pulos com pés unidos e com pés alternados. Inicie as séries já no nível forte. Salte 30 segundos e descanse outros 30 segundos. Comece outra vez e repita a série até totalizar 30 minutos de exercício.

(Fonte: Allan Menache, preparador físico da Pretorian Hard Sports e do campeão Mundial de surf Gabriel Medina)