Step promete trabalho muscular e queima calórica

Atualizado em 30 de junho de 2017
Mais em Treinamento

Subir e descer degraus podem ser exercícios mais poderosos do que você imagina. E o step, aquela plataforma de altura ajustável usada em aulas coletivas de ginástica nas academias, simula esses movimentos com louvor, de modo coreografado e dinâmico. O treino pode ter 30, 45 ou 60 minutos, sendo que em uma aula de 60 minutos, por exemplo, você pode realizar cerca de 1500 a 1600 subidas e descidas da plataforma, com gasto de 300 a 500 calorias, já que a queima calórica depende de vários fatores.

Durante a aula, coreografias com sequências (ou blocos) de exercícios específicos da modalidade são realizadas, podendo variar a velocidade e o tamanho das danças elaboradas.

Dividido em três níveis de habilidades (iniciante, intermediário e avançado), o step contribui para a melhora da resistência cardiovascular, da coordenação motora, da saúde, da percepção corporal e espacial, dentre outros benefícios.

Os membros inferiores e o quadril são os mais trabalhados durante o treino, já que a pessoa sobe e desce o degrau constantemente. Mas os músculos do corpo todo também são exigidos ao longo da atividade.

(Fonte: Regis Stefanelli, gerente técnico e de ginástica da academia Cia Athletica, unidade Estádio Morumbi – São Paulo)