Qual tipo de yoga mais combina com você?

Atualizado em 07 de dezembro de 2017

|

POR Redação

Se você já pensou em fazer aulas de yoga, provavelmente ficou em dúvida sobre as linhas tem mais a ver com você. Quais mexem mais com a respiração, que trabalham mais com o corpo e quais aderem à meditação, entoação de mantras e ao relaxamento? Apesar de os estilos terem vantagens semelhantes, aliando benefícios físicos à qualidade de vida, eles variam quanto ao método de ensino.

No Brasil, por exemplo, a linha mais usada é o Hatha Yoga. Mas todas as outras modalidades são “variações” do Hatha. Alguns estilos podem ser mais dinâmicos, enquanto outros são mais calmos, voltados à meditação ou ao relaxamento. Por isso, separamos aqui os tipos de yoga mais usados para você escolher o que mais combina com você.

Se você quer

Experimentar um pouco de tudo: Hatha Yoga

Essa linha trabalha com posturas corporais (asanas), que produzem alongamento muscular, flexibilidade, firmeza e equilíbrio. E com exercícios respiratórios (pranayama), que melhoram a troca gasosa, liberando toxinas e ativando a oxigenação do sangue. Em geral, uma aula de Hatha Yoga tradicional tem um ritmo tranquilo, com tempos relativamente longos de permanência em cada posição e pausas entre uma série e outra. Também são utilizados exercícios de concentração e equilíbrio, relaxamento conduzido, repetição de mantras e orientação para a meditação.

Exercitar o corpo: Vinyasa ou Power Yoga

Vinyasas são movimentos sincronizados com a respiração, o que indica um tipo mais dinâmico de yoga. O Power Yoga, estilo popular nas academias, faz uso dos vinyasas para aliar os benefícios trazidos pelas posições de yoga com os de uma atividade aeróbica. Mas, apesar de ser indicado para pessoas em busca de um exercício aeróbico, esse estilo ainda permite que o indivíduo entre em estado de relaxamento com mais facilidade, pois como as posturas exigem mais força física, o cansaço provocado é maior, e o corpo pode relaxar com mais facilidade.

Se desafiar: Ashtanga

O Ashtanga é praticado em séries fixas de asanas conectados por saltos e movimentos rápidos. Os movimentos são sincronizados com um tipo específico de respiração, com a finalidade de aumentar a temperatura do corpo, provocar suor e a liberação de toxinas. A aula exige bom preparo físico e cardiorrespiratório, já que 80% dela é feita de exercício ininterrupto.

Se concentrar: Iyengar

Este tipo de yoga preza o alinhamento do corpo em cada postura, fazendo uso de acessórios, como apoios de parede, almofadas e aparelhos. Assim como no Hatha Yoga tradicional, o tempo de permanência em cada postura é mais longo, por isso exige concentração e esforço para manter o alinhamento do corpo. Esse trabalho favorece a construção de nervos e aumenta a consciência corporal, sendo útil para aliviar dores, ansiedade e até depressão.

(Fonte: Izabella Gonzalez, idealizadora e co-fundadora do espaço Jyothi Yoga)