Pilates para postura e equilíbrio

Atualizado em 30 de junho de 2017

Apesar das particularidades de cada uma das modalidades esportivas, todas elas podem ter sua performance aperfeiçoada com a prática do Pilates!

Em todas elas, também é comum que seus atletas desenvolvam alguns tipos de desequilíbrios musculares, exatamente em razão dos exercícios, incluindo aí os constantes esforços repetitivos em determinados grupos de músculos, e também à ausência de treino em outros desses grupos.

 

Coluna e Core
Atualmente, percebe-se uma grande preocupação clínica e científica com a postura das pessoas, em particular, dos atletas, especialmente em cuidados com a coluna e região. Por esse motivo, os exercícios que promovem melhor estabilização estão presentes de forma marcante.

O Pilates é um aliado entre os esportistas, principalmente pelo fato de trabalhar a região do core, conjunto de músculos profundos (estabilizadores), abdominais e dorsais, que controlam o centro de gravidade do nosso corpo. Por isso o fortalecimento do core é de fundamental importância  para o equilíbrio, principalmente em atividades de grande movimentação, como saltos e corrida, prevenindo dores e lesões e a melhora no rendimento físico do atleta.

 

Estímulo postural
Esse trabalho não consiste em uma técnica específica de atuação, mas sim em um conceito de estimular as musculaturas, com a intenção de incentivar a melhora postural, e otimizar o desenvolvimento mecânico do praticante.

Além dos benefícios específicos de cada modalidade esportiva, o Pilates também pode ser utilizado como uma forma de recuperação ativa. Estudos apontam, por exemplo, a importância da realização de atividades de baixo impacto, como nesse exemplo, para restabelecer as reservas de glicogênio e eliminar o ácido lático (em desequilíbrio, provoca cãibras) produzido durante uma prova ou partida. Situação muito comum para o grande número de atletas amadores, exatamente em fase de iniciação, ou mesmo evolução de sua performance, atrás de melhores resultados.

Rafaela Porto
Educadora Física, formada em 2004; Pós graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde; Formada pela STOTT PILATES desde 2007 e com certificação internacional desde 2010; Atualmente é coordenadora técnica da Pilates StudioFit e ministra treinamentos e aulas de Pilates.