Pilates: 4 exercícios simples para todo o corpo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mulher

Força, estabilidade, flexibilidade corporal, controle das articulações (especialmente a coluna) e concentração são só alguns dos diversos benefícios que o Pilates pode proporcionar. Muito procurado, principalmente pelas atletas, o treino pode torna a movimentação do dia a dia mais fluida, sem dores, e evitar lesões.

E para Daniel Azambuja, coordenador e instrutor no The Pilates Studio Brasil, os benefícios do treino vão além. "Um corpo forte leva a um aspecto esteticamente mais saudável, trazendo, ao mesmo tempo, funcionalidade e beleza", diz.

Segundo o instrutor, o autêntico Pilates trabalha o corpo de forma global e integrada, se concentrando no desenvolvimento daquilo que o criador do treino (Joseph Humbertus Pilates) chamou de Power House. “É a ação dos músculos profundos do abdômen, da parte interna das coxas e dos glúteos, todos em direção ao centro", esclarece.

"O método Pilates se baseia em seis princípios: concentração, controle, centralização (Power House), precisão dos movimentos, fluidez e respiração", explica Azambuja, que também ressalta a importância dos dois primeiros princípios citados. "No começo, preocupe-se em se concentrar. Evite qualquer distração e mantenha a Power House acionada. Ou seja, contraia o abdômen para dentro (como que segurando a coluna) e acione conscientemente o bumbum (glúteos) e a musculatura interna das coxas", orienta.

Vamos ao que interessa? A seguir, o instrutor indica alguns exercícios simples que, se realizados com controle e concentração, vão deixar seu abdômen, bumbum, coxas e braços dignos de grandes atletas.

ABDOMINAIS

SINGLE LEG STRETCH – Deitada de costas em um colchonete, leve o queixo em direção ao peito, traga o joelho direito em direção ao ombro e posicione a mão direita no joelho e a mão esquerda no tornozelo (esta posição é usada para alinhar quadril, joelhos e tornozelos). A perna esquerda fica estendida à frente, em um ângulo de 45° com o chão. Tenha o cuidado de manter a coluna apoiada no chão. Partindo desta posição, faça a troca das pernas com controle e puxe a perna esquerda na direção do ombro esquerdo invertendo a posição das mãos (neste lado, a mão que segura no joelho é a direita!). Faça de cinco a dez repetições.

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

DOUBLE LEG STRETCH – Ainda deitada de costas, abraçando as duas pernas, leve o queixo em direção ao peito e o mantenha assim. Inspirando devagar, faça simultaneamente o alongamento dos braços atrás da cabeça e das pernas à frente (aproximadamente 45°, mantendo a região lombar apoiada no chão). A ação do abdômen deve ser sempre em direção da coluna. Você pode pensar em levar o umbigo para dentro que dá certo!

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

2- enquanto expira lentamente, faça o movimento circular dos braços enquanto traz os joelhos na direção dos ombros e abraça novamente as pernas. Os calcanhares ficam colados do início ao fim do exercício, obrigado as coxas a trabalharem junto.

SITTING ON THE CHAIR (Sentando na cadeira)

Apoiada de costas em uma parede, com os pés paralelos e afastados na linha do quadril, flexione os joelhos até quase 90°, como se estivesse sentando em uma cadeira. Sua coluna vai deslizar pela parede mantendo-se ereta. Mantenha esta posição por três segundos e, acionando mais o Power House (abdômen, bumbum e coxas), estenda as pernas deslizando a coluna pela parede até a posição inicial. Repita até cinco vezes.

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

Veja o exercício por outro ângulo:

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

TRÍCEPS NA PAREDE

De costas para a parede, na posição ereta, só com as palmas das mãos na parede, acione o Power House para manter toda a coluna firme. Flexione os cotovelos para trás até tocar a parede com eles; faça isso controlando para manter a distância entre os cotovelos (precisa um pouco de força para levá-los mais para dentro). Logo em seguida, empurre a parede para trás e para baixo estendendo bem os cotovelos e mantendo a distância entre as mãos (elas vão querer se afastar). Repita de cinco a oito vezes. 

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic