Não desanime no começo da corrida

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Correr significa o momento que oferecemos a nós mesmos. Na corrida podemos pensar, prestar atenção no nosso corpo e mente. Como é basicamente uma atividade individual, a não ser no caso de clubes de corrida, que acho um máximo, é muito comum o futuro atleta desistir antes de se apaixonar pelo esporte.

O prazer da corrida pode não acontecer nos primeiros passos, normalmente desanimamos com 2 a 3 meses do exercício físico escolhido. Para que isso não aconteça você precisa ter algo que o estimule com até 1 mês e meio de treino. O desconforto que podemos sentir no começo da corrida é natural pois nosso organismo está trabalhando de forma lenta, depois de algum tempo de treinamento essa resposta é mais rápida, daí a sensação boa.

Correr com moderação é o segredo: ansiedade é meio caminho para que, após um tempo curto, os aspectos proativos e benéficos da sua prática se percam e transformem-se em lesões, desmotivação e insatisfação. Para que não haja frustração com respeito ao desempenho esperado, é aconselhável iniciar as atividades com a caminhada.

É necessário manter a rotina de treinos: depois de 3 semanas correndo com disciplina já se percebe os benefícios da prática, por isso não desista.

Conforme vamos correndo, a adrenalina é estimulada e se torna responsável por alimentar a concentração e satisfação, passando a ser ótimas aliadas para não desistirmos.

Para não perder o entusiasmo pela corrida é importante desafiar-se sempre. A primeira prova é sempre a mais esperada e emocionante, por isso é legal estar ligado no calendário de provas e escolher as que mais te despertam curiosidade.

Para não perder o Fôlego:
– Determine metas e objetivos claros e possíveis
– Participe de corridas que são novidade para você
– Supere seus limites
– Peça apoio de amigos e familiares
– Mude o seu ambiente de treino
– Faça intervalos de descanso
– Pratique também outros esportes
– Acompanhamento médico é fundamental
– Cuide da sua saúde

A corrida aumenta a qualidade e a expectativa de vida, melhora o sistema imunológico, previne doenças e ainda melhora a produtividade e a disposição no dia-a-dia.

Por que não correr?