Músculo a Músculo: fortalecimento do quadríceps

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Quem pratica corrida ou ciclismo pode até não saber, mas trabalha de forma intensa o quadríceps, músculo localizado na face anterior da coxa, que envolve quase completamente o fêmur. Ele é dividido em quatro partes: músculo reto-femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio.

“A união deles resulta na formação do músculo da frente da coxa, que faz extensão com o joelho. Os músculos da coxa são considerados os mais fortes de todo o corpo”, explica Fabiano Braun, técnico da assessoria esportiva Floripa Runners.

“Para desenvolver esta musculatura é preciso que a mesma seja estimulada corretamente, sempre com a orientação de um profissional de educação física”, orienta o treinador. Para Braun, os melhores treinos para desenvolver o quadríceps são aqueles que realizam movimentos de carga pesada, que sempre exigem o máximo da musculatura.

“Os exercícios básicos para esta finalidade são os agachamentos, que podem ser feitos com o peso sobre o trapézio, com avanço, frontal, com halteres, e com diversas aberturas entre as pernas”, explica o treinador.  Veja um exemplo de agachamento:

Image and video hosting by TinyPic

Também há outros exercícios importantes para desenvolver o quadríceps como:

Leg press

Image and video hosting by TinyPic

Lying Leg Curls

Image and video hosting by TinyPic

Leg Extension

Image and video hosting by TinyPic

“Ao realizar regularmente a prática destes exercícios, juntamente com atividades de pliometria, em poucas semanas serão vistos excelentes resultados”, finaliza Braun.