Músculo a Músculo: fortalecimento do glúteo

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Treinamento

O glúteo exerce uma das mais importantes funções motoras do nosso corpo. Responsável pela estabilização do tronco durante os movimentos em pé, esse músculo está ligado a toda a musculatura das pernas, por isso, quando realizamos seu fortalecimento, toda a estrutura da parte inferior do corpo fica mais firme.

“Fortalecer o glúteo também é importante, pois diminui o risco de lesões, como torções no joelho, além de deixar os movimentos entre os músculos do quadril e das costas mais bem coordenados, facilitando, principalmente, a prática da corrida”, orienta o treinador Fabiano Braun, da Assessoria Esportiva Floripa Runners.

E para alcançar bons resultados, o professor sugere algumas opções de esportes que não trabalham apenas o glúteo, mas também grupos musculares mais próximos. “Corrida, futebol, natação, ginástica olímpica e ciclismo são boas opções. Lembrando que a orientação de um profissional é sempre importante”, recomenda o treinador.

Há também os exercícios que fortalecem o glúteo médio de maneira funcional. Eles são, na maioria das vezes, executados em pé, com um pé no chão de cada vez. “Um exemplo é a subida e descida de escadas ou terrenos variados. As subidas trabalham muito a musculatura dos glúteos”, diz Braun.

Outra atividade que garante grande resultado é chamada de quatro apoios. “Durante a prática, apoiamos as pernas e as mãos no chão, como se fossemos engatinhar. O exercício pode ser feito facilmente em casa”, explica o treinador.

E para as mulheres que não abrem mão da musculação, Braun aconselha o agachamento como exercício ideal para a área do glúteo. Desde que tenha a orientação de um profissional de educação física para prescrever a carga ideal.