Músculo a Músculo: fortalecimento do bíceps

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Localizado entre as articulações do ombro e cotovelo e na porção da frente do úmero, o bíceps é um músculo exigido desde o momento em que você precisa carregar a mudança ou levar suas compras, até a prática de alguns esportes. Sua principal função é ajudar na flexão dos cotovelos, que começam próximos às articulações dos ombros.

“O fortalecimento do bíceps poderá ajudar, principalmente, em modalidades de contato como o judô ou jiu-jítsu, que consistem em muitos movimentos de puxar”, explica Diogo Silva, professor da academia Cia. Athletica, em São Paulo.

De acordo com Silva, o exercício rosca direta é a mais conhecida das atividades de fortalecimento para os bíceps. “Durante o treino, o praticante eleva uma sobrecarga da posição estendida do cotovelo, ao lado do corpo, até um pouco acima da linha de 90 graus da articulação do cotovelo, antes de retornar à posição inicial”, conta. Veja como é feito o exercício rosca direta com a barra:

Image and video hosting by TinyPic

O professor ainda deu outros exemplos de exercícios para fortalecer os bíceps, como a rosca direta e concentrada com halteres, rosca alternada com halteres, e rosca scott com barra ou com halteres (unilateral). Veja as imagens e entenda como são executados cada um desses exercícios:

Rosca concentrada com halteres

Image and video hosting by TinyPic

Rosca alternada (ou direta) com halteres

Image and video hosting by TinyPic

Rosca scott com barra 

Image and video hosting by TinyPic

Semanalmente, divulgaremos uma matéria que explicará o funcionamento dos principais músculos, além de treinos para o fortalecimento. Acompanhe!