Músculo a Músculo: fortalecimento do abdômen

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Mais do que ter a função de flexão da coluna e do tronco, o abdômen é o centro forte do corpo, que possibilita realizar desde movimentos mais básicos do dia a dia, como levantar da cama, até deslocamentos intensos em esportes de alto rendimento. Além disso, o abdômen, junto com os músculos das costas, auxilia na manutenção da postura. Quando fortes, eles também protegem a coluna, que fica livre de dores.

“A força do abdômen está ligada à força de vontade na vida. Imagine a diferença de esforço que alguém com um abdômen fraco e forte devem fazer para levantar da posição deitada”, diz Juliana Romantini, professora da academia Cia. Athletica (SP), que também ressalta a importância do fortalecimento desse músculo na prática esportiva.

“Todos os esportes têm como fundamento principal a movimentação, e o abdômen forte é a base para qualquer tipo de movimento, mesmo aqueles feitos apenas com os membros. Afinal, a boa mobilidade dos membros parte da musculatura do core”, explica Juliana.

De acordo com a professora, para manter o abdômen fortalecido, os exercícios mais indicados são a prancha abdominal, prancha lateral e flexão de tronco na bola. Entenda como cada um deles é realizado:

Flexão de tronco na bola

Iniciantes: 3x 10 segundos / Intermediário: 3×15 segundos

Image and video hosting by TinyPic

Prancha lateral

Iniciantes: 3×15 segundos / Intermediários 3x 20 segundos

Image and video hosting by TinyPic

Prancha abdominal

Iniciantes: 3×15 segundos / Intermediários 3x 20 segundos

Image and video hosting by TinyPic