Musculação: dá para amenizar as dores pós-treino

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Se você se sente completamente dolorido depois da musculação, saiba que isso deve ser motivo de alegria. Sim, você não leu errado. A dor pós-treino significa que aconteceram danos musculares e, o que a primeira vista parece ruim, na verdade é algo positivo.

"Quando as fibras musculares sofrem essas microlesões causadas pelo treino muscular, o organismo começa a trabalhar para reconstruí-las. A partir daí, ele passa a produzir mais fibras. Dessa vez mais fortes, para evitar que sejam danificadas novamente", explica Fabiano Braun, treinador da Assessoria Esportiva Floripa Runners.

Segundo o treinador, as dores do primeiro dia de academia não podem ser evitadas e somente exercícios aeróbicos podem ajudar a preparar melhor o corpo para a musculação. Mesmo assim, as micro-lesões musculares acontecerão e causarão dor. “O melhor a ser feito para se recuperar, rapidamente, das dores é ter um bom descanso após o treino, se hidratar bastante e manter uma dieta equilibrada, rica em proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas”, orienta Braun que garante, dessa forma, um músculo mais bem preparado para o próximo dia de treinamento.