Jazz Fit mistura dança e treino fitness

Atualizado em 20 de abril de 2016

Derivado do Aerodance, uma aula que mistura passos de dança com exercícios, o Jazz Fitness, ou Jazz Fit, como também é conhecido, consiste em uma aula clássica de jazz combinada com um treino de condicionamento físico e de fortalecimento muscular.

O treino começa no alongamento, com movimentos leves de dança – pulos, pequenos saltos e exercícios aeróbicos -, que têm o objetivo de aquecer as articulações e condicionar o sistema cardiorrespiratório para a atividade.

Em seguida, são executados trechos de coreografias, com movimentos de deslocamento, em várias intensidades e ao som de clássicos do jazz ou de divas pop do momento.

leia-mais-cinza
ícone-texto5 AULAS DE DANÇA: ESCOLHA A SUA!
ícone-texto BODY JAM: TREINO EM RITMO DE “BALADA”

Cerca de 20 a 30 minutos após o início da aula, começa o condicionamento físico, que é o diferencial dessa modalidade. Os alunos fazem exercício de fortalecimento muscular, flexibilidade e, novamente, alongamento para todo o corpo, no solo e na barra de dança, utilizando apenas o peso do corpo. Essa parte da aula visa regular o metabolismo, para então trabalhar o tônus muscular.

Depois que os alunos já estão mais bem preparados (fisicamente e tecnicamente), é executada uma coreografia mais difícil, seguida de outra lenta, para normalizar a frequência cardíaca e encerrar a aula.

Além da resistência aeróbia e anaeróbia, por meio dos exercícios de condicionamento, o Jazz Fit, ajuda a melhorar a coordenação motora, alivia o estresse muscular e proporciona momentos de diversão em grupo. Sem falar no gasto total de energia. A atividade garante limar de 300 a 500 calorias em aulas com 1h de duração, e de 500 a 800 calorias, em treinos de 1h30.

(Fonte: Wagner Alvarenga, proprietário e professor do Estúdio Miosótis – Av. Imperatriz Leopoldina, 1571, Vila Leopoldina, São Paulo (SP)/Tel: (11) 98434-3086)