HIIT promete bons resultados para quem quer ficar em forma rápido

Atualizado em 25 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Pra quem acha que é tarde demais para investir no projeto verão 2014, saiba que ainda há esperança. E falta de tempo não é desculpa, pois chegou às academias brasileiras o HIIT (high intensity interval training, ou Treino Intensivo Intervalado de Alta Intensidade na tradução livre), série de exercícios com duração de apenas 30 minutos que promete trazer resultados rápidos. Febre nos Estados Unidos, o treino não utiliza aparelhos e pode queimar calorias de forma mais veloz.

“É um sistema de treinamento intervalado que utiliza os mais variados movimentos, vindos de diversas modalidades esportivas, onde trabalha-se por 1 ou 2 minutos em alta intensidade, com intervalos intercalados de exercícios leves ou inativos de 2 a 3 minutos”, conta Leandro Sandoval, treinador da equipe Lifetraining.

Segundo o treinador, o HIIT exige um alto nível de esforço do corpo. No intervalo, pode se mudar de atividade ou até mesmo fazer um descanso inativo.

Leandro explica que, durante a meia hora de treino, podem ser aplicados vários exercícios como subir escadas, piques curtos com bola, deslocamentos laterais, pular corda, saltar dentre outros. Em um só treino, podem ser trabalhados todos os grupos musculares ao mesmo tempo (uns mais e outros menos).

“São 30 minutos de treino intenso desde o começo. A quantidade de séries e os intervalos de cada uma são pré-programados pelo professor de acordo com a atividade proposta, que vai depender muito da modalidade em questão”, diz Leandro.

Realmente é possível ficar em forma ainda neste finalzinho da estação mais quente do ano, mas os resultados vão depender de alguns fatores como biótipo e resistência a determinados tipos de exercícios. “O HIIT não é para qualquer pessoa. Ele não é recomendável para quem sofre com problemas nas articulações, musculares, de postura, cardiovasculares dentre outras”, orienta o treinador.

“Recomendo que o treino seja feito pelo menos 2 vezes por semana, no máximo, mas a quantidade de exercícios deve ser definida pelo professor, segundo as características de cada aluno”, sugere Leandro.

E para evitar problemas de saúde, contusões e aproveitar bem os exercícios, o treinador Leandro Sandoval listou alguns cuidados que devem ser tomados ao praticar o Treino Intensivo Intervalado de Alta Intensidade:

– Postura correta. Durante o esforço intenso há uma tendência a perder o foco postural, e isso pode gerar problemas posteriores;

– Alongar bem, antes e depois do HIIT, para evitar lesões;

– Procurar um médico para fazer exames cardiológicos específicos antes de começar;

– Utilizar roupa adequada para os tipos de atividades propostas;

– Hidratar-se bem antes e depois da atividade;

– Alimentar-se corretamente, pois como alto desempenho, as fontes de energia se esgotam 

rapidamente, e isso pode causar tonturas e desmaios;

– Caso não esteja se sentindo bem durante a aula, pare. Não banque o herói;

– Se possível, passe no ortopedista antes de começar o HIIT.  Será importante para avaliar suas reais condições músculo-esqueléticas;