Exercícios na academia: mais carga ou repetições?

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

A máxima de que quantidade não é qualidade também serve para os exercícios na academia. Muitos alunos pensam que é sempre necessário aumentar a carga para que os movimentos tenham maior efeito. Mas, na realidade, o grande segredo é executar cada exercício com a postura e o ritmo correto.

Independente do seu objetivo, para aumentar a carga ou o número de repetições é preciso antes conhecer os limites e objetivos do seu corpo. Se a meta é definir o corpo, por exemplo, é importante, primeiro, fazer uma avaliação física para identificar a sua composição corporal e, só assim, adequar o tipo de treino e as cargas adequadas para alcançar o objetivo.

De nada adianta aumentar a carga e não executar as repetições propostas pela série de treino. Isso, além de reduzir a amplitude do movimento por conta da fadiga, pode até causar lesões.

leia-mais-cinza
ícone-texto  TREINO AERÓBICO EMAGRECE MAIS QUE MUSCULAÇÃO?
ícone-texto  MUSCULAÇÃO: 6 DESLIZES COMUNS NA ACADEMIA
ícone-texto  ESCOLHA O TÊNIS IDEAL PARA CADA TIPO DE TREINO

Mas como saber qual a carga certa para o seu treino? Ela deve permitir que, ao final da última repetição, a sensação não seja de sobrecarga. Você deve focar, apenas, na sensação de dever cumprido.

(Fonte: Thomaz Fernando, profissional de educação física da rede Just Fit de Academias)