Exercícios funcionais para ganhar agilidade

Atualizado em 26 de junho de 2017
Mais em Treinamento

Entre todas as capacidades físicas humanas, divididas em neurológicas e orgânicas, uma que ganha destaque, por servir a várias atividades, é a agilidade. Consiste no poder ou aptidão de mudar de direção com rapidez, algo que pode ajudar em movimentos comuns do dia a dia até na prática de esportes.

Para aprimorar essas capacidade de forma lúdica e ainda obter benefícios como gasto energético e desenvolvimento do foco e memória muscular, os exercícios funcionais são uma boa opção.

Com ajuda de acessórios simples, como argolas, cones e escada “portátil”, você consegue treinar as respostas neurológicas que seu cérebro dá ao corpo na execução de movimentos.

A seguir, veja alguns exemplos de exercícios para melhorar a sua agilidade e, quem sabe, fazer você aquecer para o treino.

Correr entre argolas

É o primeiro da sessão. Para realizá-lo, você precisa colocar ar argolas pareadas no chão. Em seguida, realize saltos alternados, colocando os pés, ou a ponta deles, dentro das argolas. Faça o movimento de forma integrada, tomando cuidado para não pisar nas argolas, o que pode fazer você se desequilibrar e perder a direção.

“Pular” na escada portátil

Estique a escada no chão e faça movimentos semelhantes ao da amarelinha, pulando, com os pés juntos, dentro do retângulo, e depois, colocando um dos pés para fora e para os dois lados, com os joelhos flexionados. Mantenha a coluna ereta. Ao final, faça o mesmo, voltando.

Saltar e tocar os “minicones”

Disponha os cones no chão em formato de meia lua e tenha em mente uma sequência de cores. Posicionado ao centro, salte levemente, com os joelhos flexionados, seguindo a ordem de cores estabelecida, e toque na parte de cima de cada cone. Realize os saltos a cada cinco segundos e mantenha a coluna ereta.

Pular barreiras

Coloque as barreiras, em sequência, no chão, e pule, com os pés juntos, entre elas, saltando para frente ou para trás, continuamente.

[nggallery id=51]

Para saber onde adquirir esses equipamentos, acesse o site proactionsports.com.br.

(Fonte: Rodrigo Fernandes, treinador físico da Proaction Sports – Produtos Esportivos)