Escolha o tênis ideal para cada tipo de treino

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Escolher os tênis para o seu objetivo, tipo físico e condicionamento não é tarefa simples. Tem tantas opções no mercado, com as mais diversas tecnologias, que às vezes você pode até ficar confuso sobre o melhor tênis para cada tipo de treinamento. Quando o assunto é  correr na esteira  a questão fica ainda mais latente. Muitos corredores usam os mesmo tênis dos treinos nas ruas, pensando que não há diferença entre um tipo de treinamento e outro. Mas a realidade é que você deve escolher outro tipo de calçado quando vai correr usando o aparelho.

Como a esteira já conta com amortecimento, o seu calçado não precisa ser tão estruturado. Aliás, essa é uma ótima oportunidade para que você aposte em pisantes mais leves e, consequentemente, com menos sistema de absorção de impacto. Isso pode fazer, inclusive, com que o seu rendimento melhore, visto que tênis mais leves tendem a deixar a corrida mais rápida.

No entanto, não é por isso que você deve deixar de lado as suas características físicas. Se você tem pisada pronada, por exemplo, deve continuar apostando em tênis que sejam específicos para esse tipo de pisada e para o controle do movimento, alterando apenas o peso do calçado, investindo naqueles um pouco mais leves e sem tanto amortecimento.

leia-mais-cinza
ícone-texto  GUIA DO TÊNIS: ENCONTRE O SEU CALÇADO IDEAL
ícone-texto  PLAYLIST: DEIXE A MÚSICA CONTROLAR SEUS PASSOS
ícone-texto  5 MITOS E VERDADES SOBRE OS SEUS TREINOS

Para a  musculação, o tênis precisa ter o sistema antiderrapante, o que dará mais segurança na hora de se posicionar sobre os aparelhos e maior estabilidade para os exercícios com peso livre.

Esta também deve ser a escolha para as aulas de dança em grupo, como a  Zumba, por exemplo. O sistema antiderrapante permitirá que você faça movimentos mais seguros, uma vez que nesse tipo de aula geralmente o chão é um pouco mais liso e tênis com solado comum podem fazer com que você escorregue durante os movimentos. Aqui também é importante apostar em um calçado com um pouco mais de amortecimento para proteger as articulações.

Ao fazer aulas de  spinning, por sua vez, opte por um calçado confortável, visto que você terá de ficar com os pés nos pedais o tempo todo e o tênis escolhido não pode estar apertado, o que fará com que você tenha melhor desempenho em cima da bike.

(Fontes: Paula Mazin, profissional de educação física da rede Just Fit de Academia, e Emerson Damásio, diretor técnico da Health Team Assessoria Esportiva)