Dicas para correr as 10 Milhas

Atualizado em 22 de julho de 2016
Mais em Treinamento

Neste domingo, 25, acontece uma prova especial em São Paulo: a corrida 10 Milhas Mizuno. Os corredores de plantão seguem para esta disputa que prepara muitos atletas para outras competições mais longas como a maratona. Por isso, aí vão 6 dicas para sua corrida atingir seus objetivos:

1. Alimentação

Durma cedo e bem. Assim, 2 horas antes, tome um café de manhã balanceado e equilibrado como de costume.

2. Hidratação

Pelo horário, a reposição de água não precisa ser algo absurdo. A dica é, um dia antes, ingerir mais líquido. E repare na sua urina, é simples, quanto mais transparente, é sinal de hidratação. Se estiver bem amarela ou escassa, você está com uma hidratação inadequada.

3. Aquecimento e alongamento

3.1 Aquecimento e alongamento: via de regra, realiza trotes leves de 10 minutos, sem movimentos bruscos. Depois, pare para fazer o alongamento das pernas, finalizando com tronco e braços.

3.2 Se souber alguns exercícios educativos, como o skip, faça pelo menos uma série de 3 movimentos diferentes. Esses exercícios são ótimos para ativar e aquecer os neuro-musculares.

4. Largada

Faça um “start” estratégico. Se você não conhece o percurso, mantenha-se num ritmo natural até a metade da prova, ou seja, nos primeiros 8 quilômetros. O objetivo é buscar um ritmo confortável. A partir da segunda metade da prova, você já pode encaixar um ritmo mais forte, sem exageros.

5. Ritmo

Controle do ritmo, que é algo extremamente pessoal. Faça sua cadência pela sensação subjetiva. É bom controlar sempre com uma reserva no batimento cardíaco.

6. Chegada

Cruze a linha de chegada com o sentimento da missão cumprida, da sua evolução como ser humano, que está ciente da importância de levar a cabeça pra correr, para treinar e ter altas emoções e desafios.

E lembre-se! Faça uma corrida psicofisicamente elegante!