Dá para praticar um triathlon mais light?

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

O Fitness Triathlon é um circuito que envolve 200 metros de natação, 20 minutos de ciclismo e 1,2 km de corrida na academia, podendo ser outdoor também. Sem intuito competitivo, a atividade pode ser praticada por qualquer pessoa. A ideia da aula é a de estimular a pratica do triathlon, sem necessariamente treinar demasiadamente ou com investimentos muito altos.

Promovido durante dez anos pela Fterj (Federação de Triathlon do Rio de Janeiro), o circuito une três atividades aeróbicas completas e muito procuradas nas academias: a natação, o spinning e o running class. São recomendados quatro a seis sessões de treinamentos de 45 a 60 minutos por semana, o que corresponde a uma aula de cycling indoor.

leia-mais-cinza
ícone-texto  7 DICAS PARA OS NOVATOS NA ACADEMIA
ícone-texto ESFORÇO EXAGERADO : O QUE É E COMO SUPERAR?

A grande diferença entre a modalidade fitness e o triathlon são as distâncias e tempo de execução, além de dispensar a necessidade de equipamentos esportivos como bicicleta e capacete. Pode ser uma maneira de desfrutar uma modalidade esportiva, que exige muito esforço e resistência, sem muitos investimentos e segurança.

Além disso, para atletas competitivos, é uma excelente opção para a manutenção do treinamento e condicionamento físico num ambiente descontraído e com muita interação entre os participantes.

Para a atividade outdoor, o recomendado é fazer um circuito de 300 metros de natação, 4 km de bike e 2 km de corrida.

(Fonte: André Gracindo, diretor Técnico da Federação de Triathlon do Rio de Janeiro – Fterj)