Corrida antiestresse para trabalhadores compulsivos

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Treinamento

No dia 23 de setembro foi celebrado o Dia Municipal de Combate ao Estresse, por isso, resolvi abordar este assunto que já faz parte do nosso dia-a-dia.

As pressões que vivemos no dia-a-dia são muito difíceis de serem eliminadas. É cada vez maior o número de profissionais conhecidos como “workaholics” que descobrem o ar livre, os parques, os clubes de corrida, como antídoto eficaz para aliviar o estresse e encontrar maior qualidade de vida.

Sem diminuir os benefícios de toda atividade física, feita também em academias, clínicas ou em residências, existem alguns atrativos que o ar livre agrega, principalmente, quando um dos objetivos é “desestressar”.

Mesmo que o estresse seja visto como o vilão de todos os males, é importante esclarecer que ele em si não é bom nem ruim. O que pode ser bom ou ruim é como reagimos a ele.

O ideal é que possamos conviver positivamente com o estresse, porque ele vai continuar existindo. O importante é aumentar as formas viáveis e saudáveis de lidar com ele.

No cardápio de opções disponíveis a todos nós, a corrida tem se mostrado um remédio eficaz e muito prazeroso.

Porque a corrida ajuda a combater o estresse?

– Primeiro que a atividade física aeróbia acima de 30 minutos numa intensidade moderada libera substâncias endógenas (produzidas no nosso organismo), que possibilitam o relaxamento, o alto astral e ocasionam uma pausa importante em nossos conflitos internos e pressões cotidianas.

– Segundo que a atividade física aeróbia acima de 30 minutos oxigena nosso cérebro melhorando nossas possibilidades e saídas para uma vida saudável.

– Por último, que quando o corredor se adapta e sente prazer na corrida, ele adiciona 10 minutos e mais 10 e mais 10, até um dia realizar treinos longos em sua planilha com o objetivo de participar de uma maratona. Nesse processo, o que mais interessa são os treinamentos que são verdadeiros programas de antiestresse, equilíbrio, bem-estar e performance.

A corrida diária ou 3 vezes por semana reequilibra seus padrões fisiológicos, gerando um período terapêutico, após a atividade física, de tranqüilidade, relaxamento e descompressão, fazendo com que a sensação de bem-estar se instale no organismo.

Os efeitos antiestresse são percebidos rapidamente pelo adepto que faz uso da competição e treinamento, com os objetivos de se reequilibrar e tonificar-se para ter energia extra e suportar o mundo moderno.

Comece hoje a sua “maratona” e ganhe um dos troféus mais disputados na atualidade: aprender a lidar com o estresse, sem abrir mão da saúde, do sucesso e da felicidade.