Com que treino cardiorrespiratório eu vou?

Atualizado em 18 de outubro de 2017
Mais em Treinamento

Você tem como meta perder peso ou ganhar condicionamento físico. Está decidido a fazer um treino cardiorrespiratório, visto que eles são os mais indicados para os dois objetivos. Mas qual atividade fazer?

Corrida, bike indoor, treino intervalado de alta intensidade, Crossfit e Muay Thai são treinos cardio capazes de melhorar a circulação e o aproveitamento do oxigênio pelos músculos que são ativados durante a atividade. Por isso, todos esses programas são boas pedidas, já que respeitam a individualidade e a aptidão física de cada praticante, permitindo que você evolua no seu ritmo.

A seguir, saiba mais sobre esses treinamentos, como cada um deles pode ajudar a atingir os seus objetivos e faça a sua escolha.

1. Corrida
Ela é o carro-chefe para quem precisa melhorar a condição cardiorrespiratória e, de quebra, eliminar aquela gordurinha indesejada. Isso porque a corrida acelera o metabolismo, o que faz com que o corpo queime calorias tanto durante, quanto depois da atividade.

2. Bike indoor
Em aulas de ciclismo indoor, onde são feitas simulações de diversos tipos de terrenos (montanha, terreno plano, contrarrelógio, etc.), o gasto calórico é quase tão alto quanto na corrida. A grande vantagem desse treino é que, mesmo sem uma boa coordenação motora, o praticante consegue aproveitar o treino, embalado por uma boa música e um professor que motiva toda a turma.

3. HIIT (High-Intensity Interval Training)
Esse treinamento usa exercícios e movimentos de vários esportes, além do treinamento funcional. Baseado em um estudo feito em 1996 pelo professor Izumi Tabata, o objetivo da atividade é trabalhar com exercícios de alta intensidade, seguidos por um curto intervalo de recuperação.

4. Crossfit
Este é um treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais, executados em alta intensidade, onde o praticante ganha condicionamento metabólico e aeróbico. O Crossfit busca desenvolver e melhorar todas as suas capacidades físicas, dentre elas resistência cardiovascular (respiratória) e muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade.

5. Muay Thai
Programa em que o aluno treina socos, cotoveladas, joelhadas e chutes, permite o alcance de um bom condicionamento físico e a redução no percentual de gordura. O Muay Thai também é um treino dinâmico, permitindo que você aprenda novas técnicas e se mantenha motivado.

(Fonte: Alessandro Brufato, professor da academia Bio Ritmo – São Paulo)