ShutterstockFoto: Shutterstock

Circuito funcional de 30 minutos para queimar calorias

Atualizado em 08 de junho de 2017

Se você não gosta de ficar horas na academia malhando ou tem pouco tempo para isso, a saída é investir em pequenas séries de circuito funcional que fortaleçam o corpo e ainda ajudem a queimar muitas calorias. Práticos e rápidos, esses treinos não exigem que você tenha muitos equipamentos, permitindo serem feitos até mesmo em casa.

Ao intercalar exercícios cardiovasculares com exercícios de força, é possível criar os mais variados treinos. Além disso, é possível realizar séries que trabalhem o corpo de maneira completa (membros inferiores, superiores e core) ou focar em treinos específicos de acordo com o seu objetivo.

Segundo Diego Matos Bellotti, professor da aula Burn HIIT Zone, na Bio Ritmo, para que o circuito funcional surta efeito, é preciso que os exercícios sejam realizados em máxima intensidade e por um curto período de tempo.

“Dessa forma, o aluno vai acabar com o seu estoque de glicogênio, que será reposto por meio da queima de gordura durante o descanso. Existem estudos que afirmam que esse processo pode durar até 32 horas, ou seja, a pessoa vai continuar queimando gordura por muito tempo depois da atividade física”, explica.

 

 

Veja abaixo um modelo de circuito funcional com duração total de 30 minutos. O treino é dividido em 4 séries de 4 exercícios cada. Todos os exercícios devem ser feitos em intensidade máxima no tempo de duração de 40 segundos. Antes de iniciar, recomenda-se fazer um aquecimento leve.

Série 1

Bicicleta ergométrica
Tríceps no banco
Polichinelo
Agachamento com halteres

Série 2

Bicicleta ergométrica
Abdominal completo
Polichinelo
Desenvolvimento de ombro com halteres

Série 3

Bicicleta ergométrica
Levantar e sentar do banco usando apenas uma perna
Polichinelo
Remada com halteres

Descanso de 1min30

Série 4

Bicicleta ergométrica
Salto do chão para o step
Polichinelo
Afundo com halteres

Série 5

Bicicleta ergométrica
Flexão de braços
Polichinelo
Prancha

Dica: Se quiser intensificar ainda mais o circuito funcional, substitua o polichinelo por um exercício de nível avançado, como o burpee.