AquaHIIT: treino intenso até debaixo d’água

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

De acordo com pesquisa global feita pelo American College of Sports Medicine (EUA), o HIIT (High Intensity Interval Training, ou treino intervalado de alta intensidade, na tradução livre) ocupa o primeiro lugar da lista “Top ten fitness trends predicted for 2014”. Agora, imagine realizar este treino na piscina, enfrentando a resistência da água? Esta é AquaHIIT, atividade que abrange exercícios aquáticos com suspensão, deslocamentos, impulsão vertical e exercícios resistidos, executados com força e velocidade.

O AquaHIIT alterna períodos curtos de exercícios de altíssima intensidade e períodos curtos de descanso entre eles, proporcionando melhores resultados em menor tempo de atividade diária. Por meio do método é possível trabalhar braços, troncos e pernas, além de queimar até 300 calorias por aula, que tem duração de 20 minutos.

Os primeiros 10 minutos são reservados ao aquecimento, introdução e execução correta dos 8 exercícios, que serão feitos na parte mais intensa da aula. O momento principal do treino tem duração de 4 minutos, com 8 períodos de 20 segundos de exercícios realizados em alta intensidade, intercalados com intervalos de 10 segundos de descanso. Os últimos 6 minutos são destinados ao desaquecimento.

É importante lembrar que, para treinar em alta intensidade, o praticante precisa apresentar um bom nível de condicionamento físico prévio. Portanto, este sistema de treinamento não é o mais indicado para iniciantes. Os interessados em sessões de exercícios bem curtas e mais intensas como o AquaHiit devem adotar inicialmente os métodos tradicionais aeróbicos de treino, para depois experimentarem esta estratégia mais avançada.

(Fonte: Mônica Marques, diretora técnica da academia Cia. Athletica)