7 dicas para não abandonar o treino fitness

Atualizado em 20 de setembro de 2017
Mais em Treinamento

A falta de tempo para atividades físicas (ou para o fitness) até pode ser realidade, mas, também pode servir como desculpa para não abandonar o sedentarismo ou a regularidade na pratica de exercícios. Os prejuízos de adiar o compromisso com o corpo vão muito além da estética. Perde-se saúde e qualidade de vida.

Existem alguns caminhos para facilitar sua vida fitness. E para que você mantenha o pique na atividade física, seja ela qual for, listamos estas sete dicas:

1. Experimentar
Para que a atividade física se torne um hábito, fazê-la não pode ser sacrificante, mas prazerosa. Assim, quanto maior o número de treinos que você experimentar, mais chances terá de se identificar com algum e de mantê-lo por um longo período, independentemente, até, da conquista de objetivos.

2. Fixar horário

Em função da agenda apertada, o treino fitness pode ficar para segundo plano em um dia e depois no seguinte, e assim por diante. Por isso, como para outras atividades rotineiras, como almoçar e entrar no trabalho, quando você fixa um horário específico para se exercitar, diminui a abertura de precedentes para adiamentos.

3. Ter metas
Se você determinar uma data limite para perder 3 kg, por exemplo, terá que se disciplinar dentro do mesmo período, para atingir o objetivo. Assim, ter metas definidas pode ajudar a “manter o foco” nos requisitos necessários para alcançá-las.

4. Tentar atividades coletivas
Por serem mais dinâmicas, terem maior variedade de movimentos e trabalharem a socialização, atividades coletivas podem fazer com que uma pessoa motive e a outra, criando pequenas comunidades e momentos de confraternização, o que colabora para tornar o fitness mais prazeroso.

5. Compartilhar objetivos
Contar a outras pessoas (além do professor) os seus objetivos com a atividade física, pode aumentar a autocobrança para correr atrás da meta. Você pode, inclusive, utilizar as redes sociais para isso, e postar alguns resultados e os seus treinamentos.

6. Dar sequência
Caso falte a algum treino, não é indicado compensá-lo no dia seguinte e, tampouco, abandonar a atividade no resto da semana. Dar sequência ao treinamento é a melhor forma de se manter dentro do que estava proposto, bem como da rotina fitness.

7. Avaliar seu desempenho
Se você faz apenas um tipo de atividade, poderá não notar muitas evoluções além da perda de peso. Por isso, é recomendável, fazer avaliações físicas periódicas, junto ao seu professor, para conhecer outros resultados envolvidos com a melhora do condicionamento e assim, se manter mais motivado na prática fitness.

(Fonte: Larissa Kussano, gerente técnica da Bio Ritmo Academia)