6 (bons!) motivos para praticar o Muay Thai

Atualizado em 07 de julho de 2017
Mais em Treinamento

Chutes, socos, cotoveladas, joelhadas… Há quem fuja do Muay Thai por considerar a arte marcial tailandesa agressiva demais… Mas a luta proporciona diversos benefícios para a saúde, como o aumento da flexibilidade e músculos mais definidos e fortalecidos. Além de proporcionar um alto gasto calórico.

Mais: o Muay Thai desenvolve diversos músculos de uma só vez. Por exemplo, por trabalhar com muitos chutes e joelhadas, oferece maior desenvolvimento para abdômen, pernas e panturrilhas. Tudo isso, dentro de um treino muito agitado, que já começa com um aquecimento de corrida, polichinelos, saltos, alongamentos, flexões de braços, abdominais e agachamentos. Ficou interessado?

Veja alguns motivos para iniciar seus treinos de Muay Thai

1 – Ganho de força e agilidade

A técnica é trabalha nos exercícios calistênicos, ou seja, aqueles que usam o próprio peso do corpo sem a necessidade de aparelhos. Entre eles estão os exercícios de abdominais, flexões e polichinelo. Já para aumentar a velocidade, o treino é feito em dupla, para estimular a velocidade de reação, resistência e agilidade, que irão melhorar o condicionamento físico.

2 – Melhora na coordenação motora

Realizar um treino de Muay Thai exige um trabalho mental muito grande, pois o estimulo à interação entre Sistema Nervoso Central e o Aparelho Locomotor (ossos, músculos e articulações) proporciona uma melhora no equilíbrio e na coordenação. Dos socos com o seu braço não dominante, por exemplo, ao bloqueio de chutes com a sua perna mais fraca, você tem de fazer os movimentos sem perder o equilíbrio, e desta forma também trabalha a coordenação motora.

 

 

3 – Aumenta a flexibilidade do corpo

Os gestos da modalidade e os exercícios realizados no início e ao final dos treinos acabam estimulando diferentes amplitudes de movimento que, com a prática, proporcionam o aumento da flexibilidade do corpo, principalmente, dos músculos lombares, posteriores da coxa, flexores e extensores do quadril.

4 – Desenvolve a aptidão física

Como a modalidade exige bastante do corpo, ela é uma boa alternativa para melhorar a forma e o condicionamento físico. O Muay Thai pode ajudar em quatro variáveis: composição corporal (percentual de gordura, circunferências da cintura e massa corporal, por exemplo), força e resistência muscular (capacidade de realizar agachamentos, flexões de braço e abdominais), condicionamento cardiorrespiratório (habilidade de correr sem fadiga ou cansaço) e flexibilidade (que envolve a realização de movimentos sem dificuldades ou limitações por músculos encurtados ou articulações ‘travadas’).

5 – Acelera o metabolismo

Praticar atividade física, principalmente quando associada a treinos intensos, é fundamental para acelerar o metabolismo. Os exercícios baseiam-se em esforços intensos e, para conseguir realizá-los, é preciso bastante energia, ou seja, o organismo necessita trabalhar mais para realizar os movimentos.

6 – Proporciona alto gasto calórico

Com aulas de uma hora de duração (ou mais) e que envolvem outras atividades (não apenas o combate), o gasto calórico é muito alto: você pode queimar de 1000 a 1500 calorias, dependendo do ritmo da aula e de seu metabolismo.

(Fonte: Ricardo Cunha especialista em Artes Marciais e professor de educação física na Academia Lion Thai, em Cotia – São Paulo)