5 treinos para aliviar o estresse e entrar em forma

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Trabalho, estudos e outras atividades do dia a dia te deixam estressado? Se a resposta é sim, saiba que a pratica de atividade física pode ser uma verdadeira “terapia”. Além de deixar você em forma e contribuir para a melhora da sua saúde, treinos como musculação com peso do próprio corpo, dança, natação, hidroginástica, meditação e caminhada podem ajudar a aliviar a tensão. A seguir, saiba mais sobre esses exercícios e fique relaxado.

Musculação com peso do próprio corpo (treino funcional): usar a resistência de seu próprio corpo para gerar resistência e força sobre seus músculos, impacta positivamente suas atitudes. Além disso, esse treino produz uma sensação de auto-suficiência sobre a vida e reduz o estresse. Mas cuidado. Se o estimulo for excessivo, pode ser prejudicial.

Hidroginástica ou natação: exercícios feitos na água podem, além de aumentar a resistência, gerar uma espécie de “massagem” e sensação de acolhimento inconsciente a nós.

Dança: a música, embalando seu corpo a se movimentar, tem um efeito incrível sobre seu momento presente. Isso impacta diretamente na diminuição de pensamentos invasivos e, portanto, reduz o estresse.

Meditação: a prática de sentar e observar seu corpo, sua respiração e focar em algo ao seu redor traz benefícios para mente e corpo. É uma ferramenta incrível para a redução do estresse.

Caminhada: a atividade cardiovascular, acima de 20 minutos e de baixo impacto, produz uma dilatação dos vasos sanguíneos, que melhora a fluidez do sangue, diminui a pressão sobre as artérias e gera um efeito sobre a produção de hormônios de bem-estar.

(Fonte: Juliana Romantini, professora da academia Cia. Athletica unidade Anália Franco – São Paulo)