O que está esperando para iniciar uma atividade física?

Atualizado em 12 de dezembro de 2017
Mais em Fitness

Você já chegou a “melhor idade”, está na hora de começar a se mexer para ter um envelhecimento mais saudável. O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que se repete também no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 20 anos o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de pessoas na chamada “melhor idade”.

O avanço da medicina e a melhoria na qualidade de vida são as principais razões deste novo cenário. Entretanto, é nesta fase da vida que ocorre a maior incidência de doenças.

A maioria das evidências mostra que para promover a saúde do idoso é preciso prevenir seus problemas médicos mais frequentes. Por outro lado, o sedentarismo, a incapacidade e a dependência são as maiores adversidades da saúde associada ao envelhecimento.

Sendo assim, a implantação de estratégias de prevenção, como a prática de atividade física regular e de programas de reabilitação, poderá promover a melhora funcional e minimizar ou prevenir o aparecimento dessas incapacidades.

A atividade física regular pode trazer benefícios para o idoso como aumento do VO2 máx., maiores benefícios circulatórios periféricos, aumento da massa muscular, melhor controle da glicemia, melhora do perfil lipídico, redução do peso corporal, melhor controle da pressão arterial de repouso, melhora da função pulmonar, melhora do equilíbrio e da marcha, menor dependência para a realização de atividades diárias, melhora da autoestima e da autoconfiança, e por fim, melhora da qualidade de vida.

Porém, é de extrema importância que este indivíduo se submeta a uma avaliação pré-participação com um médico, a fim de fazer uma avaliação completa sobre seu estado físico e só depois deve ser feita a prescrição do exercício.

Atividade em grupo e variadas são muitas vezes recomendadas para incentivar o indivíduo na prática regular e não devemos esquecer que o lazer e a socialização também podem auxiliar a termos mais adeptos aos programas de atividade física.

Recomendação para a realização de uma sessão de exercícios:

– Submeter-se a uma avaliação pré-participação com um médico.
– Realizar exercícios apenas quando houver bem-estar físico.
– Evitar o fumo e o uso de sedativos.
– Não se exercitar em jejum. Dar preferência aos carboidratos antes do exercício.
– Respeitar os limites pessoais, interromper se houver dor ou desconforto.
– Evitar extremos de temperatura ou umidade.
– Iniciar a atividade lenta e gradativamente para permitir adaptação.
– Hidratação adequada antes, durante e após a atividade física.

Desta forma, com estes cuidados o idoso poderá realizar sua atividade física de maneira prazerosa e poderá desfrutar de todos os benefícios que irá obter com estas atividades. Se você já chegou ou está próximo da “melhor idade”, o que está esperando para começar a fazer sua atividade física?