Sensoria: a primeira meia inteligente para corredores

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Notícias

A tecnologia se mostra cada vez mais aliada do corredor. As invenções vão desde aplicativos que dão dicas de alimentação, monitoram a frequência cardíaca e a distância percorrida do atleta, até meias inteligentes para corrida. Sim, você leu certo. A empresa norte-americana Heapsylon, com ex-desenvolvedores que trabalharam no projeto do Kinect, da Microsoft, idealizou a peça de roupa esportiva inteligente que permite melhorar a postura e prevenir lesões.

O Sensoria consiste em sensores têxteis de pressão, presos à ponta do dedo e ao calcanhar da meia especial. Os dados recolhidos são enviados para uma minitornozeleira, onde se encontra um acelerômetro, um altímetro, a memória e um transmissor bluetooth, que possibilita enviar informações para um smartphone.

Após as informações chegarem à minitornozeleira, os parâmetros que estabelecem se a pisada do atleta é ideal ou se há algum desequilíbrio ou distribuição de peso inapropriado são analisados e enviados para o celular (instala-se um aplicativo para isso). Isso poderá evitar lesões, como tendinite, dor no joelho, dor nas costas, pubalgia, entre outras, além de não influenciar no desempenho do atleta.

Se não bastassem todas essas funcionalidades, dados sobre a quantidade de passos dados, distância percorrida e velocidade empregada durante a corrida também podem ser coletados.

O mais importante é que o acessório pode se desprender facilmente da meia e os sensores incluídos no próprio tecido podem ser colocados em maquinas de lavar normalmente, como qualquer roupa.

As meias inteligentes, com sua minitornozeleira e o aplicativo, já podem ser encomendadas porr U$ 149. O lançamento comercial está previsto para março de 2014. As reservas já podem ser feitas no site www.store.sensoriafitness.com.