Medo da osteoporose? Treino com pesos fortalece os ossos

Atualizado em 19 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

Ter ossos fortes afasta a possibilidade de ser afetado pela osteoporose, doença relacionada à falta de cálcio, principalmente entre mulheres que estão no período pós-menopausa. A enfermidade se caracteriza pela diminuição do tecido ósseo e, muitas vezes, só é diagnosticada após uma fratura.

Uma das formas de fortalecer os ossos e evitar a osteoporose é realizar trabalhos de levantamento de pesos e exercícios de impacto na academia. Esse tipo de treinamento também colabora com a postura corporal e melhora o rendimento esportivo.

Nunca é tarde para fazer com que o ganho de massa óssea seja superior à sua degeneração. Estudos apontam que pessoas acima dos 60 anos, faixa etária mais suscetível à osteoporose, podem aumentar significativamente a densidade de seus ossos quando levantam pesos regularmente.

Para ter uma boa rotina de exercícios, o ideal é procurar a ajuda de um instrutor de academia. Os exercícios de força podem ser intercalados com corridas. É importante que os dias de descanso sejam respeitados para que não haja uma sobrecarga. O trabalho na academia ajuda na prevenção de lesões e acelera a recuperação.

Esta matéria foi publicada no site Activo Argentina