ShutterstockFoto: Shutterstock

Estudo: millennials serão a geração mais obesa da história

Atualizado em 27 de fevereiro de 2018
Mais em Notícias

Não é incomum ver diversos de mídia que retratam a sociedade do futuro como obesa. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Cancer Research UK, essa realidade não está tão distante: a expectativa é que os millennials (nascidos entre o início dos anos 80 e o meio dos anos 90) sejam a geração com maior taxa de sobrepeso de que se tem registro.

Baseados nos levantamentos do Health Survey England, os estudiosos estimaram que 7 entre cada 10 millennials se tornarão obesos em algum momento entre os 35 e 44 anos de idade. O número supera o de baby boomers, que “lideravam” essa estatística com 5 obesos entre cada 10 indivíduos.

“A pesquisa indica que o ambiente que nos envolve tem um papel vital na crise de obesidade. Estratégias de marketing eficientes usadas pela indústria alimentícia, juntamente com o maior acesso a comidas não saudáveis provavelmente contribuíram para o aumento nas taxas de obesidade”, explica Linda Bauld, expert de prevenção do Cancer Research UK.

A maior preocupação do instituto de pesquisas é justamente com o risco de câncer que a obesidade traz. Evitar o sobrepeso é uma das prevenções mais simples contra a doença, de acordo com a diretora de prevenção Alison Cox. “Se mais pessoas tiverem consciência da ligação entre os dois, isso ajudará a poupar não só os millenials, mas todas as gerações do câncer”, diz Cox.

“A gordura extra não fica ali parada, ela manda sinais pelo corpo que podem danificar as células, aumentando o risco de câncer”, esclarece Bauld.

Para informar a população desse risco, o Cancer Research UK foi às ruas oferecendo pacotes falsos de cigarro aos transeuntes e perguntando qual era o segundo maior causador de câncer que se pode evitar. Após perceber que os pacotes continham salgadinhos, as pessoas ficavam surpresas ao saber que a resposta é a obesidade.