Desafio fitness: o que é Acqua Challenge

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Notícias

Seguindo a tendência do Crossfit e do HIIT (High Intensity Interval Training ou Treino Intensivo Intervalado de Alta Intensidade), chega à piscina o desafio fitness. As aulas de Acqua Challenge — que misturam exercícios intercalados e em alta intensidade de natação, polo aquático e ginástica — têm duração de 50 minutos.

Indicado para todas as idades, e até para grávidas, o Acqua Challenge tem a proposta de motivar o aluno a se superar a cada semana. O desafio fitness ainda ajuda na perda de gordura e na melhora da resistência cardiorrespiratória, muscular, e ganhos de agilidade, coordenação, força e flexibilidade.

Antes de partir para a parte pesada do treino, a aula começa com o aquecimento e um treino educativo, onde são mostradas as técnicas de cada exercício. Para dar dinâmica e mais eficiência, são usados acessórios como nadadeiras, paraquedas de natação, bolas do polo aquático, pranchas e caneleiras flutuantes ou pesadas, além da sobrecarga do corpo.

leia-mais-cinza
ícone-texto BENEFÍCIOS DO HIIT PARA DOENÇAS CRÔNICAS
ícone-texto CROSSFIT PARA INICIANTES: POR ONDE COMEÇAR?

Assim como no Crossfit, todo treino termina com um desafio fitness, chamado de COD (Challenge of the Day), que consiste fazer os exercícios aplicados durante a aula em alta intensidade com o menor tempo ou maior número de séries. Por exemplo, uma aula o COD você pode fazer 50 metros de nado com paraquedas, um minuto de suspensão na água sem colocar os pés no chão (exercício chamado de eggbeater no polo aquático) e um minuto de salto estrela (polichinelo na piscina). Mas não se preocupe com a intensidade dos exercícios, pois cada um faz de acordo com o seu limite. Por isso, os alunos com o mesmo perfil são separados e realizam na mesma velocidade e intensidade.

E para finalizar, após o desafio fitness, é realizada a Volta Calma. São exercícios de alongamento e de baixa intensidade para relaxar os membros superiores e inferiores (como a panturrilha, glúteos, core) que são muito exigidos durante a aula. Para frequentar os treinos, o indicado é utilizar maiô, sunga, óculos de natação e tocas.

(Fonte: Paula Toyansk, coordenadora do Acqua Challenge nas academias da BodyTech)