Simulador de voo mistura realidade virtual e exercícios físicos

Atualizado em 10 de fevereiro de 2017
Mais em Notícias

Já pensou existir um simulador de voo que permite qualquer pessoa experimentar a sensação de flutuar e ainda praticar exercícios físicos? É o que fez a Hyve, uma empresa alemã que resolveu misturar realidade virtual e exercícios físicos. À primeira vista, parece um aparelho fitness normal, porém, o Icaros é um simulador de voo que permite que qualquer pessoa flutue e entre em um ambiente virtual fitness para um treino que é, no mínimo, curioso.

Você usa um óculos de realidade virtual e, com a ajuda de um aplicativo, também desenvolvido pela Hyve, entra em um ambiente virtual. Por meio de sistema de giroscópios e sensor de movimentos (tudo sem fio), começa o treino tecnológico. Desviar do topo de montanhas, saltar de paraquedas ou pilotar uma motocicleta em alta velocidade fazem parte da simulação. Cada cenário traz desafios de superação de obstáculos, curvas que forçam inclinações e um trajeto específico para completar o exercício.

Assista ao vídeo:

 

 

Como funciona?
O slogan da marca “Nós faremos você voar” estimula a criatividade dos amantes da tecnologia – e quem usar o Icaros, segundo os fabricantes, não vai mais querer andar novamente. O aparelho fitness parece uma prancha suspensa e possui apoio para braços e pernas. Dá para ajustar individualmente e é parecido com uma bicicleta ergométrica. Com o Icaros, você treina qualquer grupo muscular – e a necessidade de estar em movimento constante faz o próprio peso do corpo ser um obstáculo para concluir os desafios popostos.

A máquina está disponível desde o ano passado, mas o preço não é nada amigável. O Icaros custa 8 mil euros (quase 30 mil reais), além do frete. E aí, vai encomendar?