Manual de etiqueta da esteira

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Fitness

Correr na esteira é uma boa alternativa para driblar as adversidades do tempo – como a chuva e o frio. Porém, utilizar o aparelho requer certos cuidados para que você e os outros usuários o aproveitem bem.

Veja algumas dicas para os corredores que utilizam o aparelho:

1. Limpe o suor

As esteira, geralmente, estão em academia. Lá, é comum achar produtos desinfetantes e paninhos para que, após o uso dos aparelhos, as pessoas deixem limpo para o próximo usuário. Higienizar a esteira, retirando os pingos de suor, apesar de não ser obrigatório na maioria das academias, não demorará mais do que alguns segundos. Levar uma toalha de rosto ajuda a diminuir os respingos.

2. Obedeça aos limites de tempo

Muitas academias impõe limite de tempo para que os alunos utilizem a esteira. Essa é uma maneira de não deixar outros corredores esperando por muito tempo para usá-las. Respeitar esse limite horário é fundamental. Um dia, você pode ser a pessoa que está esperando e não vai gostar nada de ver alguém excedendo esse tempo. Além disso, como o corpo não é tão ventilado durante a corrida no equipamento, o calor pode te incomodar.

3. Olhos abertos

Esqueça os corredores das esteiras vizinhas e foque na sua corrida. Não tente apostar uma corrida sem sair do lugar. Concentre-se no seu objetivo de treinamento e corra para você, não para os outros. Além disso, você evitará cair e se machucar por estar prestando atenção nas coisas ao redor.

4. Garrafinha na mão 

Levar o seu próprio squeeze evitará que tenha que sair da esteira para se hidratar. Muitos corredores colocam celulares e outros apetrechos para ‘guardar’ o equipamento enquanto tomam água no bebedouro. Por isso, leve sempre a sua garrafinha.

(Fonte: Anderson Silva, treinador na unidade Kansas, em São Paulo, da Cia. Athletica)