Tenha equilíbrio na vida com atividades físicas

Atualizado em 13 de julho de 2018
Mais em Experts

Temos pela frente todo um ano que deve ser aproveitado com a maior intensidade. Precisamos, assim, colocar nele todas as nossas forças e dedicação para buscar uma vida melhor. Por isso, gostaria de levá-los, queridos leitores, a uma profunda reflexão que lhes permitisse sentir com toda a força de suas emoções a grandeza de viver em exuberância.

Não podemos mais aceitar uma vida que mais parece apenas uma sobrevivência. Não podemos mais dobrar nossos joelhos envolvidos em uma vida espiritualmente pobre e sem sentido, cheia de dor, sofrimento e desilusão. Não podemos aceitar uma vida pela metade, sem entusiasmo, sem energia e alegria. Tenhamos em mente, sempre, que nos foi oferecida uma ferramenta simplesmente extraordinária, que pode ser considerada uma das mais fantásticas obras do universo, o nosso corpo.

Nada se pode comparar ao poder de nosso organismo e a forma tão absolutamente perfeita como ele funciona. A incrível coordenação de todos os órgãos, que permite uma espantosa integração de mente, físico, emoção e espírito, tem que permitir a nós a possibilidade de viver plenamente a singular oportunidade de buscar a felicidade.

Se nós, amigo leitor, não conseguirmos ir ao encontro deste almejado objetivo, mesmo tendo em mãos a ferramenta principal que é o nosso maravilhoso corpo, estaremos contrariando tudo que nos foi designado. Foi nos dado tudo da forma mais perfeita — e cabe a nós, e somente a nós, cuidarmos com zelo da nossa máquina perfeita.

Além de termos uma mente equilibrada, sabemos todos que a forma mais perfeita de manter a parte física em harmonia é pelo movimento. Movimento este que pode ser buscado por meio de uma maravilhosa atividade física que conhecemos bem: a corrida. Quando bem praticada, com consciência e sem exageros, ela é a ferramenta perfeita para que consigamos construir alicerces duradouros que manterão o equilíbrio de todo o nosso ser.

Sabemos que somente o movimento nos resgata para a verdadeira vida, repleta de alegria, entusiasmo e felicidade. Sabemos, também, que a caminhada e posteriormente a corrida, pela sua forma tão simples e ao mesmo tempo tão profunda, possibilitam uma exuberância de viver. São elas que promovem a exigência em nosso cérebro de acionar a hipófise para que haja o derramamento em nossa circulação sanguínea dos extraordinários hormônios da felicidade.

Dessa forma, meus caros amigos, vamos neste começo de novo ano nos colocar por inteiro dentro de nossa vida, oferecendo ao nosso corpo toda a glória que ele merece. Acrescente mais movimento ao seu dia a dia, pratique mais corrida e faça com que o seu organismo se exubere fabricando hormônios tão formidáveis para sua existência.

(Coluna publicada na Revista O2, edição 152 de Janeiro/Fevereiro, de 2015)

*Por Nuno Cobra