Sem o horário de verão, o segredo é escutar o corpo

Atualizado em 25 de outubro de 2019
Mais em Corrida de Rua

O brasileiro estava tão acostumado com o horário de verão que até alguns relógios se adiantaram no último fim de semana, em um daqueles bugs históricos. Afinal, depois de 34 anos com essa prática contínua, tem muita gente que não sabe o que é um verão com horário normal.

A questão prática para corredores é simples, mas importante e formada por pequenos cuidados e mudanças de hábitos. Nas primeiras horas do dia, quando boa parte dos corredores treina, já estará claro em quase todas as cidades do país.

Se por um lado fica mais seguro, há o contraponto da maior exposição à luz solar. Se você não está acostumado a usar nenhum tipo de proteção solar como bonés, viseiras, óculos e bloqueadores solares é bom começar a fazê-lo.

Quem treina no final da tarde e início da noite deve continuar sofrendo com o calor. Em alguns estados, é possível até que ainda esteja claro dependendo do horário. De qualquer forma, o cuidado com a hidratação precisa ser redobrado.

A boa notícia é que sem o horário de verão o corpo não precisará mais passar por adaptações fisiológicas. O que é preciso fazer nesta fase de readaptação é escutar nosso corpo e detectar o que está dando errado e o que está dando certo, e monitorar o sono e a alimentação para tirar lições e proveito em seu dia a dia.