Saiba por que a obesidade pode te levar à demência

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Experts

Sempre que falamos em obesidade pensamos logo em complicações como diabetes, hipercolesterolemia (colesterol alto), doenças cardiovasculares, etc. Mas você sabia que a obesidade pode te levar à demência!?

Pois é, estudos mostram a forte associação da falta de sinalização insulínica (em diabéticos) a casos de Doença de Alzehimer, inclusive a casos de diagnóstico precoce da doença. Os mecanismos incluem alterações no hipotálamo e hipocampo, resistência à insulina em nível cerebral e formação de placas amiloides.

Temos trabalhos também que mostram a relação de obesidade com casos de demência. Esses estudos, inclusive, mostram a redução do volume cerebral em obesos.

Um estudo publicado na Austrália mostrou que cada dois pontos de aumento do IMC correspondeu a uma redução de 7,2% no volume do hipocampo esquerdo. Esse efeito tem maior dimensão em pessoas idosas, pois estas já são predispostas a uma atrofia cerebral natural resultante do envelhecimento. Acredita-se que o mecanismo que faz com que a obesidade cause essa alteração no hipocampo é a inflamação crônica provocada pelo aumento do tecido adiposo.

A importância da dieta também é destacada nos estudos, que demonstram a possibilidade de prevenção da demência a partir de um melhor controle metabólico, por meio da combinação de uma rotina de atividade física com um plano nutricional adequado.

O aumento da atividade metabólica cerebral induzida pelo excesso de peso poderia ser revertida com intervenções, como a cirurgia bariátrica, porém devemos lembrar que a indicação para esse tipo de cirurgia é bem específica e deve ser muito bem avaliada e indicada. E mesmo nos casos dos pacientes pós-cirurgia bariátrica a mudança permanente de estilo de vida se faz necessária.

A perda de memória e cognição não é algo inerente ao envelhecimento e deve ser sempre investigada, o que em muitos casos não acontece. Precisamos enfatizar a necessidade de prevenir a obesidade desde jovem para evitar essas complicações quando mais velhos. Levar hábitos de vida saudáveis como uma dieta balanceada com alimentos naturais e saudáveis, aliado à prática regular de atividade física, é a maior arma que temos hoje em dia!