Running clubs: para correr juntos (e melhor!)

Atualizado em 12 de maio de 2015
Mais em Experts

Por Anna Paula Lima

O que é um running club?
a) um apoio, aquela companhia para soltar as passadas e compartilhar novos percursos;
b) um lugar para encontrar meus parceiros de corrida;
c) uma base para reabastecer e garantir gás extra para os treinos;
d) um lugar de incentivo às corridas;
e) todas as alternativas estão corretas.

Se você escolheu a resposta “e”, certamente explora esse novo universo para treinar. Afinal, conquistar as ruas da cidade, ou até de lugares mais distantes, não precisa estar relacionado à monotonia e solidão. Imagine que, a cada dia, você pode explorar um percurso diferente, fazer novos colegas e ainda dar um up na corrida, com novos tênis, orientação profissional, água… E tomar uma ducha, antes de seguir para o próximo compromisso. Onde? Tudo isso não tem preço.

De olho nessa gente (“carente” de suporte), as marcas esportivas apostam em running clubs (ou clubes de corrida) e bases de apoio ao corredor. Nike, adidas, Mizuno e The North Face têm diferentes propostas para todo perfil, do amador ao atleta. A ideia dessas marcas é que as pessoas tenham suporte e mais um incentivo para treinar de forma divertida. Nada de “sofrência” ou suplício, na maioria das iniciativas. Veja como esses “parceiros” de corrida de rua (e até de montanha!) podem contribuir para passadas mais soltas e prazerosas:

Nike+ Run Club (Nike)
A “pegada” aqui é itinerante e não substitui a sua planilha. Para cada treino, divulgado numa agenda mensal da Nike, são abertas inscrições para até cem pessoas (toda quinta-feira, às 10h). É comum o número de vagas esgotar-se rapidamente. Aí, você pode ir até o local e aguardar por desistências. O tipo de treino está relacionado ao endereço. Em São Paulo, por exemplo, um trabalho descontraído de força na corrida e de exercícios funcionais pode rolar nos arredores do Morumbi, na Praça Vinicius de Morais, cheia de ladeiras.

Independentemente do lugar, os encontros acontecem todo sábado. Na agenda mensal, também há um dia exclusivo para iniciantes. No Rio, o já veterano no clube pode ter treinos de curtos a longos, para vários paces, na orla de Ipanema, que rolam três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas).

Outros pontos bacanas: bons professores, suporte de água e integração do treinamento com o aplicativo Nike+ Running, em que os corredores podem medir corridas, receber incentivos e aproveitar benefícios como compartilhar e comparar corridas dentro de uma comunidade global, sem necessariamente ter de utilizar um relógio ou celular. Com uma van itinerante, trajetos e treinos diversos serão propostos aos corredores, sendo uma forma de conhecer novos percursos. A intenção, aliás, é oferecer acesso a corredores de vários níveis, havendo opções de fazer distintas atividades a cada semana. Você poderá escolher entre corrida leve, trajetos inusitados pela cidade, treino funcional, longões etc. Todos serviços gratuitos.

Para compartilhar seus treinos: app Nike+ Running, e nas redes hastags Nike+ SP Running Club #NikeCorreSP #NikeCorreRJ #‎NRC

Endereço e horários: nas páginas do Nike+ Run Club SP e RJ Nike+ Run Club.

adidas Running (adidas)
Em São Paulo, a nova RunBase da adidas, com endereço privilegiado (localizado ao lado do portão da rua Teixeira Sousa, na Cidade Universitária da USP), é uma casa de apoio para corredores. Lá, você dispõe (de graça!) de estrutura completa com vestiários, armários e chuveiros, e empréstimos de diversos modelos de tênis, além de piscina para atividades de preparação física e um espaço de treinamento funcional para aumentar a performance na corrida. Há, ainda, o teste de pisada, importante para identificar que tipo de tênis se adapta melhor a você. Há ainda os grupos para corrida e de treinamento funcional, com grande variedade de dias e horários. Tudo muito bem estruturado, semelhante ao que se vê nas melhores academias. Para utilizar os serviços, basta comparecer à casa e fazer um rápido cadastro.

Para compartilhar seus treinos: #adidas running

Endereço e horários: somente em São Paulo. Treinamento funcional: terças e quintas, às 7h; quartas e sextas, às 9h. Treino aberto de corrida: terças e quintas, às 18h45; quartas e sextas, às 17h30 e sábados, às 7h. R. Teixeira Sousa da Cidade Universitária, nº 715 – ao lado da Cidade Universitária (USP). Horário de funcionamento da Runbase: terças e quintas, das 7h às 21h; quartas e sextas, das 9h às 19h; sábados, das 6h45 às 13h.

Runderful (Mizuno)
Por enquanto, apenas para os cariocas, a proposta da Mizuno também é de suporte. Mas de algo, vamos dizer assim, itinerante (ou móvel). A ideia do Runderful é abastecer o corredor que frequenta os grandes pontos de corrida com água, isotônico, gel de carboidrato, barras de proteína e frutas por meio de um veículo identificado com o nome do projeto. A ideia é que essa van percorra diversos pontos da Cidade Maravilhosa. Os pontos onde a equipe da marca estará presente têm uma série de elementos visuais para identificação. Todo o apoio é gratuito. Novo, está em fase de testes.

Para compartilhar seus treinos: #itsrunderful e #runderfulpoint

Endereço e horários: somente no Rio. Veja onde o carro estará nas próximas semanas:
14/5 – Maracanã – Ciclovia (também das 18h30 às 21h30)
16/5 – Mesa do Imperador
17/5 – Bosque da Barra
19/5 – Lagoa – Rampa de Wakeboard (também das 18h30 às 21h30)
23/5 – Paineiras
24/5 – Barra – Quebra-mar
28/5 – Leblon – Fim da ciclovia (também das 18h30 às 21h30)
30/5 – Mesa do Imperador
31/5 – Lagoa – Parque dos Patins

The North Face Running Club Brasil (The North Face)
Se a sua pegada é a corrida de montanha, endurance ou se acha que chegou a hora de variar, esse clube pode ser a pedida. Aqui, o esquema é o de uma assessoria esportiva (suporte para treinos e provas), para corredores do Rio, Curitiba e São Paulo. E, como em todas elas, pago. Você corre, durante a semana, na cidade (Parque do Ibirapuera, Lagoa Rodrigo de Freitas e Parque Barigui) e, no fim de semana, em parques e trilhas nos arredores. Aliás, essa é a “cereja” do treinamento, já que a maioria dos corredores busca o clube justamente para ter novos roteiros (off-rua) de corrida e esse também ser o ambiente de provas.

Os treinos são aplicados de três a cinco vezes na semana, conforme a cidade. As planilhas são semanais e enviadas aos alunos on-line por treinadores com experiência em provas de trail. Os alunos também têm vantagens proporcionadas pela The North Face, como descontos em roupas, treinos com atletas da marca, ações promocionais (test drive nos lançamentos de tênis, por exemplo) e gratuidade nas provas da marca, que acontecem na América Latina. O primeiro contato pode ser feito pelo site www.thenorthfacerunningclub.com.br.

Para compartilhar seus treinos: #thenorthfacerunningclub #thenorthface #thenorthfacebr #neverstopexploring #aquinaotemmimimi

Endereço e horários: SP – Parque do Ibirapuera, Praça do Leão, de segunda a quinta, das 19h30 às 21h; Rio – Lagoa Rodrigo de Freitas, Parque dos Patins, terças e quintas, das 19h às 21h; Curitiba – Parque Barigui, em frente ao Restaurante Maggiore: terças e quintas, das 18h15 às 20h30.

icone-foto

[nggallery id=197]

Experimente e conte sua experiência pra gente no campo de comentários da reportagem 😉