Resolução para um ano novo saudável

Atualizado em 28 de fevereiro de 2020
Mais em Corrida de Rua

Gostaria de dar boas-vindas a 2020 e à capacidade que a vida nos oferece de recomeçar. Uma das boas coisas é a possibilidade de cair, levantar e começar de novo. Mas recomeçar de forma diferente, mais preparado para os tropeços que nos tiram anteriormente do caminho que desejamos percorrer e conquistar.

As pessoas fazem promessas de início de ano, como parar de fumar, emagrecer, começar a correr com mais frequência, disputar uma maratona, mudar hábitos alimentares etc. Mas, depois de algumas semanas ou meses, essas promessas caem na banalidade ou no esquecimento. Não deixe isso acontecer.

Coloque foco no que quer conquistar e faça uma lista do que deseja mudar. A segunda coisa a fazer é enumerar as mudanças ou atitudes em ordem de prioridade, e depois listar dificuldades que vai encontrar para colocar em prática cada uma delas.

Assim fica mais claro o tamanho do desafio, as possibilidades e o que precisa fazer para chegar ao que está se propondo. Meu pedido é que os objetivos listados não se percam ao longo do ano no meio da rotina do dia a dia, que rouba o foco de coisas a serem construídas a partir de pequenas atitudes diárias.

O segredo do sucesso não está só na disciplina, mas também na persistência. É a partir dela que a disciplina fica menos pesada, pois a persistência traz benefícios e a sensação de bem-estar, o que faz com que continuemos no processo e assim as coisas aconteçam de forma cíclica e prazerosa!

Mas, para começar, é preciso insistir e abrir mão momentaneamente de prazeres imediatos em prol de uma sensação que ainda está por vir num futuro próximo. Mas garanto que vale a pena!

Qual a importância da nutrição em tudo isso? Enorme e definitiva! Humanos são formados por mais de 100 trilhões de células, das quais 50 milhões são renovadas diariamente. Cada uma dessas células necessita de, no mínimo, 44 diferentes nutrientes para seu funcionamento perfeito.

Para obter esses nutrientes é preciso fazer escolhas equilibradas entre o prazer de comer e a opção por alimentos nutritivos, ter um processo de digestão e absorção adequado, além de uma resposta metabólica apropriada, que leve esses nutrientes para dentro de cada uma das células do nosso organismo.

Peço a você que inicie a temporada com a consciência de responsabilidade: somos o resultado da interação do nosso código genético (sobre o qual não temos o controle de mudança) com o meio em que vivemos ( que temos o poder de mudar). Nossas escolhas diárias é que definem esse resultado.

Então, busque informação, faça boas escolhas, responsabilize-se pela sua alimentação e construa um ano novo de muita saúde e resultados positivos em todos os níveis: físico, psíquico, emocional, metabólico… Feliz  ano novo!