Resiliência, nossa carta na manga!

Atualizado em 12 de agosto de 2019
Mais em Corrida de Rua

Quem nunca passou por alguma situação que não estava prevista em uma prova, ou que era prevista, mas acabou nos derrubando? Deixaremos mesmo que algo nos prejudique e coloque por água a baixo toda a preparação e tudo o que fizemos ao longo de dias, meses e anos?

Raramente, encontraremos alguém que não tenha passado por uma única dificuldade em uma prova, um tênis que desamarrou, um ponto de hidratação que passou batido, algum gel de carboidrato perdido, uma temida câimbra na reta final, um pneu furado, aquela vontade de ir ao banheiro, um cansaço fora do comum, um erro de estratégia de ritmo, uma chuva no meio do percurso, uma largada no local errado, uma frente fria que chegou bem no final de semana da prova, a cabeça que não estava legal no dia, a ansiedade que bateu forte, uma noite mal dormida, aquela gripe ou virose que você pegou bem na semana da prova. Uau… quantos motivos para colocar em risco sua prova alvo!

Para nosso consolo, isso não acontece apenas conosco, acontece com todos! E por que alguns se dão bem e outros não?

Nossa vontade de vencer precisa ser muito mais forte que nossos maiores obstáculos, devemos supera-los um a um, deixando o menos possível de resíduos que comprometam nosso rendimento físico e não nos abale psicologicamente.

A experiência e o conhecimento prévio de possíveis problemas que possam nos acometer em uma prova são grandes aliados para nos levar bem até a linha de chegada. A autoconfiança e ter feito por completo a lição de casa (treinos regulares, bem planejados e bons hábitos associados), também são armas poderosas para nos ajudar a enfrentar estes obstáculos.

Persista, pense positivo, não se entregue e não se abale facilmente!

Bons treinos e bora pra cima, galera!