Que tipo de corredor você quer ser em 2017?

Atualizado em 26 de dezembro de 2016

Um corredor mais rápido(a) ou mais resistente? Mais forte para as subidas e descidas ou mais adaptado(a) às trilhas? Menos usuário(a) da esteira ou mais frequentador(a) das academias? Treinar mais cedo, mais tarde ou fazer mais treinos no dia e na semana? Usar calçados mais minimalistas ou com mais amortecimento? Mudar estratégias de alimentação e hidratação ou manter as mesmas? Correr mais sozinho(a) ou fazer parte de algum grupo? Que tipo de corredor você quer ser em 2017?

Antes de iniciar 2017, é interessante fazer esses questionamentos e se preparar para as possíveis mudanças que deseja na vida de corredor. Do contrário, corre o risco de começar o ano sem um propósito e fazer treinos desmotivados, até mesmo com quedas no rendimento. Isso se agrava com as festas de fim de ano, que naturalmente tendem a reduzir os treinos e acostumar nosso corpo a um descanso maior.

Por conta dessa redução natural de treinos no fim do ano (não é uma regra, mas acontece com a maioria das pessoas), o nosso corpo acaba descansando e fica pronto para a retomada dos treinos no começo do ano seguinte. Ou seja, se no momento mais oportuno para os treinos não tivermos um objetivo definido, a gente não aproveita esta vantagem fisiológica e acaba investindo os esforços em treinos rotineiros, sem perspectivas.

Mesmo as pessoas que treinam apenas para manter uma determinada condição de saúde (que muitas vezes se sentem obrigadas a correr), a variação de treinos, terrenos, calçados e estratégias também é indicada, podendo até gerar novos benefícios e tornar a prática algo mais divertido e prazeroso.

 

 

Porém, todos precisamos tomar alguns cuidados. Toda mudança não deve ser brusca e precisa de um período de aprendizado e adaptação, até que a pessoa comece a desenvolver novos mecanismos e inicie a evolução dos treinos. Os músculos e toda a nossa fisiologia precisam entender o que vai acontecer de diferente.

Por conta disso, eu sugiro que comece planejando tudo o que puder. Quanto mais você pensar, mais ideias e dúvidas aparecerão, te fazendo correr atrás das respostas e conhecer a fundo cada item necessário para iniciar os novos projetos de treinos. Ao final de tudo isso, você iniciará o ano que vem decidido(a), focado(a) e extremamente motivado(a).

Agora é com você. Que venha 2017. E que venha com tudo! Ótimos treinos!